Header Ads

test

Leão e Rafael Moura são suspensos pelo STJD

Leão e Rafael Moura na confusão - 619, 407 e 195 Foto: Felipe Oliveira/Gazeta Press

Jogadores e técnico se envolveram em confusão no centro do campo após jogo contra o Vitória

    Em julgamento na noite desta terça-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) condenou o técnico Emerson Leão e o atacante Rafael Moura, do Goiás, a penas de, respectivamente, três e seis jogos de suspensão por briga com jornalista após a partida entre a equipe esmeraldina e o Vitória, em Salvador. Romerito, que também prestou depoimento, foi absolvido.

   Segundo a versão apresentada pelo trio goiano, os jogadores conversavam com o árbitro, quando receberam "microfonadas" do jornalista. Na sequência, o treinador, que se dirigia ao meio do gramado para apartar a situação, também teria sido atingido pelo repórter.

  Leão e Rafael Moura alegaram que a situação motivou uma troca de empurrões. O atacante admitiu ter desferido um soco. Romerito teria apenas segurado os companheiros de time.

  Com a punição, Leão, que já cumpriu uma partida preventiva de suspensão, não poderá treinar a equipe contra o Palmeiras e o Grêmio. Já Rafael Moura, cumprirá pena nas mesmas partidas e ainda nos confrontos contra Grêmio Prudente, Fluminense e Santos.

   O treinador havia sido enquadrado em seis artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva e, caso fosse punido com a pena máxima em todos eles, seria suspenso por 840 dias e mais 31 partidas. A punição mais severa seria pelo artigo 243-D, por "incitar publicamente o ódio ou a violência", que prevê pena de 360 a 720 dias de suspensão.

  Denunciado em cinco artigos, Rafael Moura poderia ser punido por até 840 dias e mais 28 jogos. Já Romerito, que nem sequer teve o nome citado pela súmula do árbitro Péricles Bassols, foi enquadrado em três artigos e poderia levar um gancho de até 120 dias e mais 16 partidas, mas ficou provado que ele não participou do incidente.

   A confusão teve início ao término do confronto entre Vitória e Goiás, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Jogadores e técnico dirigiram-se ao trio de arbitragem para reclamar do lance que originou o gol de empate dos baianos e foram cercados por jornalistas. Em meio ao tumulto, Leão acabou se desentendendo com o radialista Roque Santos, da Rádio Metrópole, causando uma briga generalizada que culminou numa agressão de Rafael Moura ao repórter.

Leão, Moura, Romerito e Marcão foram conduzidos à delegacia logo após deixarem o estádio, prestaram seus depoimentos e foram liberados logo em seguida.

Nenhum comentário