Croácia arranca empate e complica a Itália na Euro
Seleção italiana até fez bom primeiro tempo e saiu na frente, porém não conseguiu segurar a pressão croata
A seleção da Itália continua com a sua propensão a viver dramas. Nesta quinta-feira, a Azzurra ficou no 1 a 1 com a Croácia em Poznan, e complicou sua vida no Grupo C da Eurocopa. Com dois pontos, já não depende mais de si para se classificar às quartas de final. Está obrigada a vencer a Irlanda e acompanhar atentamente o que estiver ocorrendo entre Espanha e Croácia. Já os croatas, com quatro pontos, enfrentam a Espanha na última rodada.
Durante a primeira etapa da partida em Poznan a Itália tentou se libertar da imagem de time retranqueiro. Prandelli conseguiu armar um esquema onde sua equipe dominou o meio de campo com Thiago Motta e Marchisio como cães de guarda, Pirlo dando o toque de qualidade e os alas Giaccherini e Chiellini como opções pelos lados do campo.
Deste meio de campo bem armado, os italianos construíram as principais ações ofensivas da partida. A dupla de atacantes Cassano e Balotelli exigia que o goleiro croata Pletikosa fizesse grandes defesas. Porém, mesmo com a movimentação ofensiva e chances criadas, os atacantes italianos não conseguiam tirar o zero do placar. Quando Pletikosa não executava uma defesa, a bola raspava a trave e ia pela linha de fundo.
Pois se os homens de frente não resolviam, coube ao veterano Pirlo a tarefa de alcançar o objetivo. Balotelli foi derrubado quase em cima da risca da grande área. O meia da Juventus ligou o seu controle remoto e em cobrança de falta certeira fez o goleiro Pletikosa buscar a bola no fundo do gol.
Pletikosa se esticou, mas não evitou o gol de Pirlo (FOTO: Odd Andersen/AFP) |
A Croácia voltou mais ousada para a segunda etapa, e pouco a pouco foi descobrindo que a defesa italiana está longe de viver seus melhores momentos. O trio Bonucci, De Rossi e Chiellini não conseguia se entender. Buffon era a cada minuto mais exigido. Mas a Azzurra não conseguiu segurar a pressão, Strinic cruzou e Chiellini não alcançou de cabeça. A bola caiu à feição para Mandzukic empatar. Foi o terceiro dele na Euro.
Mandzukic fez seu terceiro gol na Euro e deixou a Croácia em boa condição (Dimitar Dilkoff/AFP) |
Descontrolada, a Itália resolveu partir para cima de qualquer maneira. A medida que o tempo passava, o número de passes errados aumentava em proporções geométricas. O desespero se ampliava quando os croatas saíam em contra-ataque. O apito final chegou e o drama italiano tomará dimensões de ópera na última rodada
LANCENET!
Post a Comment