Porto vacila, fica no empate com o Zenit e da adeus na Champions
Depois de conquistar a tríplice coroa na última temporada (Campeonato Português, Taça de Portugal e Europa League), o Porto chegou na Champions League como uma grande promessa. Mas a história foi bem diferente, e o time português decepcionou seus torcedores em pleno Estádio do Dragão. Já com uma campanha irregular, o Porto chegou nesta última rodada da fase de grupos precisando de uma vitória simples sobre o Zenit para avançar à próxima fase, mas o time russo segurou o empate sem gols e garantiu o segundo lugar do grupo G.
Desta forma, o Porto encerrou sua participação na competição europeia com apenas duas vitórias em seis jogos, com a terceira colocação do grupo - apenas à frente do Shakhtar Donetsk. Enquanto isso, o Apoel, surpresa do grupo, garantiu o primeiro lugar do grupo quase invicto e fez história nessa Champions League: é o primeiro time do Chipre a conseguir se classificar para a fase final de uma Champions League. O Zenit ficou com a segunda vaga, com nove pontos conquistados, mesma pontuação do Apoel, mas ficando atrás por conta do confronto direto.
Do final da última temporada para cá, as principais perdas do Porto foram o técnico André Villas-Boas, que foi para o Chelsea, e um de seus artilheiros, Falcao Garcia, que agora joga pelo Atlético de Madri. Ainda assim, o time segue fazendo boa campanha no Português, com 8 vitórias e 3 empates em onze jogos até agora e lidera a competição inclusive. Mas, na Champions, a história foi diferente. A equipe portuguesa venceu na estreia, contra o Shakhtar Donetsk, mas depois perdeu para o Zenit e apenas empatou com o Apoel dentro de casa. No jogo de volta, o Porto perdeu para o time do Chipre e depois voltou a vencer os ucranianos, chegando na última rodada dependendo apenas de si para se classificar - mesmo com a campanha irregular.
Mas não foi tão fácil assim. O Porto chegou a pressionar bastante, principalmente com o brasileiro Hulk tendo boas chances no ataque. O Zenit, por sua vez, limitava-se a contra-atacar de vez em quando, sem levar muito perigo ao gol dos portugueses.
A melhor chance veio logo aos seis minutos, quando Djalma apareceu solto no ataque e chutou firme, exigindo belíssima defesa de Malafeev. Em pelo menos outras três oportunidades, o angolano, Hulk e Rodríguez acabaram sendo travados na hora do chute pela defesa.
No segundo tempo, mais pressão. Os donos da casa, com as entradas de Kleber, Varela e Belluschi, tentavam de todas as formas chegar ao gol da classificação, mas, mais uma vez, o goleiro Malafeev foi o destaque.
Na melhor chance, novamente Djalma recebeu na frente após linda tabela de Kleber e James Rodríguez e bateu firme, mas mandou para fora. João Moutinho, em dois chutes de fora da área, também levou perigo, mas não conseguiu marcar.
Agora, o Porto volta à Europa League e participa do sorteio para a fase final da segunda competição mais importante da Europa. Enquanto isso, Apoel e Zenit avançam às oitavas da Champions e aguardam o sorteio do dia 16 de dezembro para conhecerem seus adversários.
ESPN
Post a Comment