Mario Gomez decide e Alemanha vence Portugal na estreia da Euro 2012
De cabeça, Mario Gomez definiu vitória alemã aos 27min do segundo tempo
Foto: Getty Images
O atacante Mario Gomez definiu a primeira vitória da Alemanha na edição 2012 da Eurocopa. Neste sábado, a equipe terceira colocada da última Copa do Mundo vinha esbarrando no forte sistema defensivo armado por Portugal até os 27min do segundo tempo, quando o centroavante utilizou a cabeça para decidir o placar de 1 a 0.
Gomez, 26 anos, foi vice-artilheiro do último Campeonato Alemão pelo Bayern de Munique com 26 gols. Neste sábado, em partida disputada na Arena Lviv, na Ucrânia, o atleta aproveitou cruzamento do volante Sami Khedira e encaixou um cabeceio no canto esquerdo de Rui Patrício, sem chances de defesa para o goleiro português.
Curiosamente, Gomez estava para sair quando definiu a vitória da Alemanha, que com três pontos passou a liderar o Grupo B ao lado da Dinamarca. O também centroavante Miroslav Klose, da Lazio, estava preparado para entrar e nesse momento viu o colega balançar as redes.
Depois do gol, o técnico Joachim Löw adiou a substituição, que só aconteceu aos 35min. À essa altura, Portugal já partia para o ataque e esboçava uma reação. Depois de ser dominada pelo rival durante a maior parte da partida, a equipe lusitana perdeu três chances de empatar, a principal com Valera, que chutou em cima do goleiro Neuer, na entrada da pequena área, aos 43min.
Ao final, a tentativa de pressão portuguesa não deu resultado - o atacante Nani ainda acertou o travessão depois de um cruzamento, enquanto que Cristiano Ronaldo arriscou de meia distância, forçando uma nova boa defesa de Neuer.
No primeiro tempo, a Alemanha havia tido maior domínio de bola, porém sem criar grandes oportunidades de marcar. Na verdade, a melhor chance fora de Portugal, que com Pepe acertou o travessão aos 44min depois de uma cobrança de escanteio. Os jogadores portugueses chegaram a pressionar o árbitro pedindo o gol, porém as imagens da televisão mostraram que a bola bateu em cima da linha
Na próxima rodada, em 13 de junho, os alemães enfrentam a Holanda, que buscará a recuperação na sequência da derrota por 1 a 0 para a Dinamarca. No mesmo dia, Portugal enfrenta os dinamarqueses.
Terra
Post a Comment