Header Ads

test

Lusa recebe Ipatinga sonhando com a elite

   A Portuguesa não depende mais de suas próprias forças para conquistar o acesso na Série B do Campeonato Brasileiro. Ainda assim, a Lusa recebe o Ipatinga, neste sábado, às 17h, na penúltima rodada da competição, confiante de que pode voltar a disputar a elite no ano que vem. O adversário mineiro, por outro lado, luta contra o rebaixamento e joga todas as fichas nos últimos dois jogos para fugir da degola.

   Mesmo com a derrota sofrida no importante duelo contra o Bahia, no último sábado, por 3 a 0, a Portuguesa espera não desanimar na luta para entrar no G4. Quinta colocada, com 56 pontos conquistados, a equipe do técnico Sérgio Guedes disputa com o América-MG (59 pontos), a última vaga na Série A do ano que vem. Coritiba, Bahia e Figueirense já garantiram o acesso.

   Para enfrentar a equipe mineira, uma boa notícia para o técnico Sérgio Guedes: nenhum jogador está suspenso e todos os lesionados foram liberados pelo departamento médico. O atacante Luis Ricardo, que estava lesionado desde a partida conta o Guaratinguetá, em 16 outubro, já treina com o restante do elenco. No entanto, ainda não deve reunir as condições necessárias para começar jogando.

  No último treinamento realizado antes da partida, nesta sexta-feira, Guedes mostrou estar em dúvida à respeito do esquema tática a ser utilizado. Na derrota do último sábado (sem o lateral-esquerdo Fabrício, suspenso), a equipe atuou no 4-3-3, e a a má atuação pode causar uma mudança no esquema tático. Num esquema mais conservador, com três zagueiros e cinco homens no meio de campo, o time derrotou o Brasiliense, na 35ª rodada, e é possível que o 3-5-2 volte a ser utilizado.

Empenhado no objetivo de recolocar a Portuguesa na elite do nacional, o atacante Dodô - autor de nove gols em 13 jogos - pediu o apoio da torcida, e ressaltou que o time deve saber impor sua forma de jogar.

- Vai ser um jogo duro. Eles estão brigando contra o rebaixamento e isso poderá dificultar as coisas. Todos estão empenhados para conseguir o acesso. Temos dois jogos pela frente e, independente dos adversários pela vaga, vamos fazer a nossa parte - afirmou.

"Espinha dorsal" para fugir do descenso

   Desde a primeira rodada da competição o Ipatinga é ''sócio'' da zona de rebaixamento. Por isso, a equipe mineira aposta na sua ''espinha dorsal'' para conquistar os três pontos e deixar as últimas posições da tabela. Além de Walter Minhoca, que retornou ao clube para a disputa da Série B, o goleiro Douglas, o lateral-direito Luizinho, o volante Max Carrasco, capitão do Ipatinga, e o atacante Alessandro - este artilheiro da competição com 20 gols - são os grandes destaques da equipe nesta temporada, já que o Ipatinga é o atual vice-campeão mineiro (tendo sido superado pelo Atlético-MG na final).

   A base da equipe do Vale do Aço esteve ameaçada de entrar em campo neste sábado, uma vez que a escalação do apoiador Walter Minhoca chegou a ser dúvida, em razão de uma lesão no músculo posterior na coxa esquerda. No entanto, Minhoca participou dos últimos três treinamentos - sendo o último nesta sexta pela manhã - e será o camisa 10 da equipe mineira no confronto decisivo para as pretensões do Tigre na Segundona.

  O único desfalque do Ipatinga frente a Portuguesa será o volante Rodrigo Antônio, que cumprirá suspensão automática. Seu substituto será o também volante Léo Mineiro, que chegou a ter uma boa sequência como titular na competição, mas vinha sendo apenas opção em razão das boas atuações de Rodrigo Antônio na equipe titular do técnico Gérson Evaristo.

  Mesmo que triunfe fora de casa, o Ipatinga ainda depende de uma derrota de Guaratinguetá ou Vila Nova, para deixar as últimas posições da tabela. Com 40 pontos, o Ipatinga é o 17º colocado, primeiro time na zona da degola.

Nenhum comentário