Header Ads

test

Nova Zelândia x Eslováquia: jogo que vale a primeira vitória em Copas

O meia Marek Hamsik corre durante o treino desta quarta-feira 
Foto: EFE
Meia Hamsik, do Napoli, é a grande esperança eslovaca na estreia em Mundiais

As seleções da Nova Zelândia e da Eslováquia entram em campo nesta terça, às 8h30 (de Brasília), em Rustemburgo, buscando uma vitória inédita em Mundiais. Os neozelandeses disputam sua segunda Copa, enquanto a Eslováquia participa pela primeira vez.

   Em 1982, na Copa da Espanha, o time da Oceania chegou ao Mundial e sofreu três derrotas. Caiu na primeira fase diante de Escócia (5 a 2), União Soviética (3 a 0) e Brasil (4 a 0).

  Já os eslovacos estreiam em uma Copa do Mundo. O país virou independente em 1993, depois da dissolução da Checoslováquia, dividida em Eslováquia e República Checa. No entanto, a Fifa confere apenas aos checos as participações do antigo país, duas vezes vice-campeão Mundial, em 1934 e 1962, e participante de sete Copas.


  Além de ser inédita, uma vitória para qualquer um dos lados garante a liderança da chave, já que nessa segunda-feira na abertura do Grupo F, Itália e Paraguai empataram em 1 a 1.

   Os eslovacos se classificaram após vencerem a Polônia fora de casa por 1 a 0, em um grupo que tinha bons times como a Irlanda do Norte, a Eslovênia (classificada) e a própria República Checa. Os destaques da equipe são o zagueiro Martin Skrtel, do Liverpool, e o meia Marek Hamsik, capitão do time e craque do Napoli.

    A Nova Zelândia conquistou a vaga ao vencer o Bahrein por 1 a 0, após grande atuação do camisa 1 Mark Paston, de 1,95m de altura. Na linha, quem chama a atenção é o capitão Ryan Nelsen - um dos maiores futebolistas neozelandeses de todos os tempos e ídolo da torcida do Blackburn, da Inglaterra - e Shane Smeltz, atacante forte no jogo aéreo e eleito duas vezes o melhor jogador da Oceania.

  Uma coincidência que une eslovacos e neozelandeses é a de que seus dois treinadores já atuaram em Mundiais. O neozelandês Ricki Herbert atuou na Copa de 1982 como zagueiro, enquanto o técnico eslovaco Vladimir Weiss foi meia da Tchecoslováquia em 1990.


   Em 2010, a Nova Zelândia jogou quatro amistosos. Foi derrotada por Eslovênia (3 a 1), Austrália (2 a 1) e México (2 a 0) e venceu apenas a Sérvia (1 a 0). Já a Eslováquia disputou três partidas e triunfou sobre a Costa Rica (3 a 0), empatou com Camarões (1 a 1) e perdeu para a Noruega (1 a 0). As duas seleções nunca se enfrentaram. Os eslovacos ocupam o 34º lugar no ranking da Fifa, enquanto os neozelandeses estão no 78º posto.


Ass.: Cido Portal: Terra

Nenhum comentário