Eslováquia tenta surpreender forte Holanda
Duelo válido pelas oitavas de final definirá adversário da chave do Brasil nas quartas, de um lado a forte e invicta Holanda, de outro a Eslováquia que, em sua primeira Copa já surpreende
Vittek, 'matador' eslovaco, e Robben, craque holandês
Intitulada de primo pobre, azarão, zebra e entre outros termos, a Eslováquia tem mais um objetivo nessa segunda-feira: surpreender. Após despachar a Itália, na fase de grupos e, em sua primeira Copa, a seleção novata encara a Holanda logo mais no confronto válido pelas oitavas de final do mundial.
Mas a responsabilidade e favoritismo está do lado Holandês, com um campanha irretocável na primeira fase, e uma das únicas seleções invictas até agora, cabe à seleção laranja, espantar a zebra para chegar forte nas quartas de final.
Aparentemente, os holandeses , invictos há 22 partidas, estão ‘vacinados’. "Já no início do torneio adverti das qualidades da Eslováquia e previ dificuldades para a Itália. Portanto, é uma equipe que não pode ser menosprezada. Nas Eliminatórias, eles me impressionaram", disse o técnico Bert Van Marwijk.
A equipe eslovaca, por sua vez, joga a responsabilidade para o adversário e sonha com uma nova ‘zebra’. "Não tínhamos nada a perder contra a Itália. Ninguém esperava que vencêssemos aquela partida. Eles tinham a obrigação de ganhar. Toda a pressão estava com eles. Esperamos uma partida parecida contra a Holanda. Nós voltaremos a entrar sem nada a perder”, declarou o meio-campista Miroslav Stoch.
A ‘Laranja’ vai para o jogo em Durban com uma única dúvida, a mesma que tem afligido o técnico Van Marwijk desde o início da competição. Robben ainda não está totalmente recuperado de uma lesão na coxa esquerda. No entanto, são boas as chances de que ele dispute o primeiro jogo na Copa como titular.
Na última quinta-feira, o meia-atacante do Bayern de Munique entrou no final do jogo contra Camarões, participou do lance do gol da vitória por 2 a 1 e recebeu elogios. "Estou muito satisfeito. Ele jogou alguns minutos e não sentiu dores. Espero que possa jogar por mais tempo na próxima partida”, disse o treinador da Holanda.
A tendência é que Robben comece no duelo desta segunda. Mas os eslovacos torcem pelo contrário. "Eles são um time com Robben e outro sem ele. É um jogador de classe mundial", opinou o treinador da Eslováquia Vladimir Weiss.
Além de torcer pela ausência do craque holandês, os azarões torcem para que o jovem meia Hamsik, destaque do Napoli, apareça na África do Sul. Até aqui, o jogador teve atuação discreta no Mundial. Contra a Itália, pelo menos, apresentou um pouco mais de futebol. O atacante Vittek – autor de três gols na Copa – e o meia Weiss, filho do treinador, são as esperanças eslovacas no ataque.
Retrospecto
Holanda e Eslováquia nunca se enfrentaram desde que a Tchecoslováquia dividiu-se entre República Tcheca e Eslováquia. Antes disso o retrospecto não era nada bom para a ‘Laranja’. Os times se enfrentaram nove vezes, a Tchecoslováquia venceu seis vezes, a Holanda só venceu uma e houve dois empates.
Post a Comment