Portugal sofre, mas vence Islândia e segue líder do seu grupo
Nani marcou dois gols na vitória de Portugal sobre a Islândia pelo Grupo H das Eliminatórias da Eurocopa
Portugal venceu a Islândia por 5 a 3, no Estádio do Dragão, em partida válida pelas Eliminatórias da Eurocopa. Nani, duas vezes, Hélder Postiga, Moutinho e Eliseu marcaram para os portugueses e Jónasson, com dois gols, e Sigurdsson diminuíram para os visitantes.
A equipe da casa fez 3 a 0 no primeiro tempo, mas deixou a Islândia marcar duas vezes e encostar no placar, preocupando a torcida. Porém, no fim do jogo, o time deslanchou e aumentou a vantagem. A Islândia só marcou o terceiro nos acréscimos, com Sigurdsson batendo pênalti.
Com o resultado, a equipe permaneceu empatada na primeira posição do Grupo H com a Dinamarca, que bateu o Chipre fora de casa por 4 a 1, com 16 pontos. As duas equipes decidem o primeiro lugar do grupo e a classificação para a competição europeia em duelo que acontece na terça-feira, no país escandinavo. Portugal tem a vantagem do empate por ter vencido a primeira partida entre as duas equipes, em casa, por 3 a 1.
O jogo
O primeiro lance de intensidade foi islandês, quando Gunnarsson fez um lançamento longo para a área e Jonasson apareceu para cabecear perigosamente. A boa defesa de Rui Patrício evitou que o torcedor presente ao estádio do Dragão se desiludisse logo no início.
A partir dos 10min, Portugal resolveu jogar o futebol ofensivo e técnico que promete há tanto tempo. Na primeira oportunidade, após cruzamento de Eliseu, Nani apareceu na primeira trave e desviou de cabeça.
Quando Cristiano Ronaldo chamou a responsabilidade e fez bela jogada pelo lado direito, Portugal se animou ainda mais. Apertado por Hélder Postiga, o capitão da Islândia Jonasson tentou recuar a bola para o goleiro, mas o passe saiu torto e acabou nos pés de Nani, que marcou o segundo dele na partida, aos 21min.
Depois dos visitantes equilibrarem as ações, mas serem novamente pressionados, brilhou a estrela do valente Hélder Postiga. A jogada do terceiro gol começou com um lançamento para João Pereira, que serviu Bruno Alves. O defensor cruzou com perfeição para Postiga arrematar.
Logo no início da segunda etapa, Cristiano Ronaldo acertou a trave, dando indícios de que os portugueses fariam um tempo tão surpreendente quanto o primeiro, mas, aos 3min, foi a Islândia quem diminuiu o placar.
Em tabela dos quase homônimos Jonsson e Jonasson, foi o segundo quem cabeceou para o fundo das redes. Aos 23min da segunda etapa, Jonsson ganhou por cima e o companheiro completou de calcanhar.
Os gols assustaram o torcedor e os jogadores, que não conseguiam organizar uma jogada ofensiva. Com base nos contra-ataques, a Islândia, sem nenhuma pretensão nas Eliminatórias da Eurocopa, buscava o gol.
Mas, aos 36min, Moutinho mostrou que não era preciso tanto nervosismo. Após arrancada e cruzamento de Eliseu, o jogador completou para o gol. Sete minutos mais tarde, foi a vez do próprio Eliseu cortar a defesa islandesa e fazer seu gol após suas duas assistências na partida.
Aos 48, o zagueiro Rolando travou Bjarnasson e o árbitro assinalou pênalti. Na cobrança, Gylfi Sigurdsson anotou o terceiro da Islândia, que não teve tempo de fazer mais nada.
Com informações da Gazeta Esportiva.
Post a Comment