Reação: Bahia vira sobre o Avaí e se distancia da zona perigosa
Com o resultado, o Bahia vai a 33 pontos e entra na zona de classificação para a Sul-Americana
Foto: Edson Ruiz/Gazeta Press
Em um duelo decisivo contra o rebaixamento, o Bahia aproveitou o fator casa, venceu o Avaí por 3 a 2, neste sábado, em Pituaçu, e se distanciou da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O jogo foi quente e marcado por duas viradas no placar, a última delas favorável à equipe da casa já nos 15 minutos finais.
Com o resultado, o Bahia sobe para a 14ª colocação, com 33 pontos, e entra na zona dos classificados para a Sul-Americana. Já o Avaí continua cada vez mais perto da Série B, na penúltima posição, com 22 pontos. Na próxima rodada, os catarinenses têm mais um duelo decisivo, contra o Atlético-PR, em casa, no domingo, às 18h (de Brasilia), enquanto o Bahia visita o Botafogo, no sábado, às 18h (de Brasilia).
Para a partida, o técnico Joel Santana não pôde contar com o meia Carlos Alberto, suspenso, colocando Camacho em sua vaga. O Avaí, por sua vez, também tinha apenas um desfalque em relação ao último jogo: o zagueiro Gustavo Bastos, suspenso, foi substituído por Dirceu.
O jogo
O confronto começou morno, com as duas equipes se estudando e tentando não se expor muito. A primeira chance do jogo foi do Avaí, aos 10min, com Pedro Ken. O meia chutou da pequena área e viu o goleiro adversário, Marcelo Lomba, salvar o Bahia. Após o lance isolado, o jogo voltou a ficar sem grandes emoções, muito por causa da marcação do Avaí, que complicava a criação de jogada dos donos da casa.
Vendo os baianos com dificuldade, o Avaí resolveu sair mais para o jogo e valorizar a posse de bola. Contudo, assim como o adversário, a equipe catarinense tocava a bola na zona intermediária do gramado, sem criar nenhum lance efetivo de perigo. Com muita dificuldade para armar lances, o gol do Bahia só poderia sair em uma confusão na área. Após lançamento na área, Paulo Miranda ganhou a bola na raça e tocou para o atacante Junior, que dominou e mandou a bola para o fundo da rede, abrindo o placar aos 36min.
O gol empolgou a equipe da casa que, com o apoio da torcida, foi para cima tentando aumentar o resultado ainda antes do primeiro tempo. Aos 40min, Junior fez uma bela jogada pela direita e cruzou para Camacho. A bola correu mais do que devia e o meia acabou jogando para fora. No fim do primeiro tempo, o Avaí ainda esboçou uma pressão, mas o confronto foi para o intervalo com vantagem para os baianos.
Sem alterações das duas equipes, o segundo tempo começou com uma alteração no placar logo no primeiro minuto. O lateral Fernandinho cobrou o escanteio e a bola sofreu um leve desvio de Fabinho na entrada da pequena área, indo para o fundo das redes. O Avaí se soltou com o gol e foi pra cima, perdendo a chance de virar logo na sequência. Irritado, Joel Santana resolveu mudar e colocou Lulinha no lugar de Camacho.
Mesmo com a alteração, o Bahia continuou sofrendo na defesa. William quase marcou aos 8min, mas no minuto seguinte Pedro Ken, em jogada pela esquerda, invadiu a área e chutou para o gol. A bola ainda desviou antes de morrer no fundo do gol de Marcelo Lomba. Atrás no placar, Joel mexeu de novo e colocou o centroavante Reinaldo no lugar de Jones, que saiu de campo muito vaiado.
Com a vantagem na partida, Toninho Cecílio recuou o Avaí, colocando o volante Acleisson no lugar do meia Lincoln. O Bahia tentava empatar, mas esbarrava na noite pouco inspirada do setor ofensivo e na marcação dos adversários. Na base da pressão, os donos da casa acuavam a equipe catarinense, mas não conseguiam finalizar.
No primeiro lance perigoso, entretanto, o centroavante Junior, do Bahia, não desperdiçou. Após cruzamento, Fabinho chutou para defesa espetacular de Felipe, mas, no rebote, Junior apenas escorou para o fundo das redes aos 33min. Aproveitando o embalo, a equipe virou dois minutos depois, com gol de Lulinha que, quase caído, tocou no canto de Felipe.
Antes do fim do jogo, os ânimos exaltados dos dois clubes envolvidos em uma "decisão" vieram à tona e foram mostrados em uma confusão, envolvendo jogadores de ambas equipes. Para manter o controle do jogo, Sálvio Spínola expulsou Fabinho e William. O fim do jogo foi de domínio total do Avaí, que foi pra cima, mas não conseguiu empatar o confronto.
Terra
Post a Comment