Braga surpreende, bate Sevilla novamente e vai pela primeira vez à fase de grupos da Champions
Felipe falha, mas Lima brilha, marca três vezes e Braga vai à fase de grupos na Champions
Três dias depois de perder a Supercopa da Espanha para o Barcelona, o Sevilla fracassou na tentativa de avançar à fase de grupos da Copa dos Campeões da Europa. Embora o goleiro Felipe, ex-Corinthians, tenha falhado, o Braga, contando com mais uma grande atuação do atacante Mateus e três tentos do centroavante Lima, conseguiu superar os espanhóis por 4 a 3 e sacramentar a classificação para a "primeira fase" da principal competição europeia.
Vencedor do duelo diante do campeão da Copa da Uefa, atual Liga Europa, nos anos de 2006 e 2007, o Braga conhecerá seu grupo na próxima sexta-feira, quando a entidade realizará o sorteio para a definição das oito chaves, as quais serão distribuídos 32 clubes.
Em vantagem por ter vencido o confronto de ida, em Portugal, pelo placar mínimo, o Braga adotou uma postura mais defensiva e atraiu o Sevilla para o seu campo. Entretanto, a falta de criatividade do Sevilla prejudicava o ímpeto pela vitória. Titular desde que desembarcou na Europa, Felipe pouco foi exigido durante a primeira etapa, e ainda viu seu time assustar o espanhol Palop em diversos contra-ataques puxados pelo veloz atacante Matheus.
Por intermédio de uma destas investidas, o Braga silenciou o estádio Ramón Sánchez Pizjuán. Aos 31 minutos, o próprio Matheus, autor do gol da vitória dos portugueses na partida de ida, aproveitou rebote do goleiro espanhol para abrir o marcador e aproximar os visitantes da fase de grupos da Champions.
Melhor em campo e controlando as ações do Sevilla, o Braga manteve a mesma postura de apostar na velocidade dos seus jogadores e acabou sendo premiado logo aos 13 minutos da segunda etapa. Matheus recebeu belo passe pela direita, arrancou e cruzou na medida para Lima. Bem colocado, o ex-atacante do Juventus-SP e Santos chutou firma e viu a bola passar entre as pernas de Palop.
O segundo tento obrigava o Sevilla a marcar quatro gols para reverter o confronto. Para ainda se manter vivo no confronto, o time da Andaluzia necessitava marcar o gol rapidamente. E, com a enorme colaboração de Felipe, os donos da casa conseguiram esboçar a reação. Aos 15 minutos, Luís Fabiano recebeu em profundidade e bateu na direção do antigo goleiro corintiano, que deixou a bola passar para dentro das redes portuguesas.
Apesar do tento, o Sevilla não conseguiu superar a retranca armada por Domingos Paciência. Embora tenha cometido uma falha clamorosa, Felipe se recuperou no jogo, mas não conseguiu evitar o empate. Aos 39, após uma falha infantil da zaga portuguesa, o meia Jesús Navas, campeão do Mundo pela Espanha na África do Sul, tocou na saída do goleiro brasileiro e igualou o placar.
No entanto, logo em seguida, Lima recebeu grande passe após a saída de bola, driblou Palop e tocou para as redes vazias. Vitória surpreendente do atual vice-campeão português sobre uma das equipes mais regulares da Europa nas últimas cinco temporadas. Nos instantes finais, o antigo atacante do Santos aproveitou cruzamento e marcou seu terceiro gol no jogo.
Antes de o árbitro apitar o final do confronto, Kanouté aproveitou jogada aérea e descontou para os donos da casa, que, devido ao fracasso, disputarão a Liga Europa nesta temporada.
Post a Comment