Pet marca no fim e garante empate “vitorioso” ao Flamengo contra o Grêmio no Sul
Douglas e Jonas, artilheiro isolado do Brasileirão, marcaram para os donos da casa, mas Kleberson e Petkovic deixaram tudo igual em Porto Alegre
Na partida que marcou o encontro de Silas, ex-técnico do Grêmio, com o Estádio Olímpico, o time da casa esteve duas vezes à frente do Flamengo na noite desta quarta-feira, mas cedeu o empate em 2 a 2 no final do jogo. Os gols do Grêmio foram marcados por Douglas e Jonas, artilheiro isolado do Brasileirão, com 12 gols. Kleberson e Petkovic marcaram para o time carioca.
Douglas fez o primeiro gol cedo, aos seis minutos, mas o time recuou e permitiu o empate flamenguista, com Kleberson, aos 33. Na etapa final, Jonas pôs os anfitriões em vantagem, o que deu a tônica do jogo: o Flamengo partiu para cima, mas deixou muitos espaços para ser contra-atacado, tornando o jogo bem mais franco que nos 45 minutos iniciais. No finzinho, o experiente Petkovic aproveitou falha da zaga e conseguiu o segundo gol.
O Grêmio, que subiu para o 10º lugar, com 30 pontos, viaja no fim de semana para Sete Lagoas, onde enfrenta o desesperado Atlético-MG, no domingo. O Flamengo ficou nos 28, em 15º, e receberá o Palmeiras, sábado, no Engenhão. A equipe carioca ainda podem perder posição na noite desta quinta, caso o Avaí derrote o Vitória, em Salvador.
Foi uma partida de reencontros. O mais esperado deles era o de Silas, atual técnico do Flamengo, com o Grêmio, clube que dirigiu até o início de agosto. Apesar de campeão gaúcho, o ex-treinador gremista foi muito vaiado pelos torcedores antes do jogo, apesar de receber os cumprimentos de seus ex-comandados e do técnico Renato Gaúcho.
Além de Silas, o lateral esquerdo Rodrigo Alvim começou a carreira no Olímpico. Pelo lado gremista, Renato enfrentou mais uma vez seu ex-time, onde atuou como jogador no final dos anos 80.
Empurrado pelos 25 mil torcedores presentes, o Grêmio começou tomando a iniciativa. Aos três minutos, a primeira chance: em escanteio cobrado por Douglas, o ataque gremista venceu pelo alto e tocou de leve, com a bola passando à direita do gol de Marcelo Lomba. A seguir, o time gaúcho abriu o placar: Douglas venceu Ronaldo Angelim na corrida e tocou na saída do goleiro, fazendo a festa do Estádio Olímpico.
O jogo, que começara elétrico, caiu bruscamente de ritmo após o gol gremista. Bem postado na defesa, o Grêmio dava poucas alternativas ao Flamengo, que se via obrigado a trocar passes laterais e arriscar chutes de longe, sem levar perigo. Mais objetivo, o time gaúcho ameaçou em arremates de Jonas, aos 11, e Souza, aos 16 minutos, mas, a seguir, recuou em demasia, chamando o time carioca para seu campo de defesa. Aos 25, o rubro-negro chegou com força pela primeira vez, em chute cruzado de Rodrigo Alvim.
O empate veio aos 33: Leonardo Moura cruzou para a área e Kleberson se antecipou à zaga, deixando tudo igual no placar. O gol acordou o Grêmio, que quase voltou a ficar em vantagem aos 36, quando Souza tabelou com Douglas na área e chutou para ótima espalmada de Marcelo Lomba. Aos 40, foi a vez de Diogo adentrar a área gremista em tabela, mas Fábio Santos conseguiu o corte para escanteio, evitando a virada. O Fla terminou a primeira etapa melhor, com mais posse de bola e acuando os donos da casa.
Os times voltaram com alterações para o segundo tempo. No Grêmio, Lúcio entrou no lugar do vaiado Fábio Santos, visando a uma maior ofensividade pela lateral esquerda. Já Silas retirou Ronaldo Angelim e Kleberson, colocando em campo Jean e Maldonado. Logo aos oito minutos, porém, Renato Gaúcho se viu obrigado a substituir Ferdinando, que sangrava muito após dividida. No lugar do volante, entrou Roberson, alteração que tornava o time gaúcho mais ofensivo.
Aos dez minutos, o Grêmio voltou a ficar em vantagem. Souza bateu escanteio da direita, André Lima escorou e Jonas esticou o pé quase sobre a linha do gol e fez 2 a 1, marcando seu 12º gol no campeonato. Aos 14, o artilheiro do Brasileirão limpou a marcação e arrematou da entrada da área, mas Lomba defendeu.
O jogo esquentou, e o Flamengo veio com tudo em busca do gol. O time carioca chegou com perigo aos 16, quando Diogo se livrou da marcação e chutou cruzado, à esquerda de Victor. Aos 19, o goleiro do Grêmio defendeu chute de fora da área e, de carrinho, evitou que Deivid conseguisse um novo empate. Dois minutos depois, milagre do camisa 1: Renato Abreu levantou falta para a área, David cabeceou para baixo, mas Victor conseguiu tirar com uma mão.
Aos 25, Jonas desperdiçou grande chance de matar o jogo. Após receber grande passe de Roberson, o artilheiro entrou livre e tocou por cima de Marcelo Lomba, com preciosismo, e a zaga conseguiu tirar. Um minuto depois, nova grande chance: Jonas serviu André Lima, que se antecipou ao goleiro, mas Lomba conseguiu impedir o terceiro gol.
Aos 31, a gentileza foi retribuída: André Lima cruzou com perfeição para o artilheiro, que tocou com categoria. O goleiro do Fla fez grande defesa, mas a arbitragem marcou erradamente tiro de meta. A seguir, Leonardo Moura respondeu com um tiro rasteiro cruzado, mas Victor segurou firme. Em mais um contra-ataque concedido pelo time carioca, André Lima entrou na área aos 37 minutos e arrematou com efeito. A bola passou perto do ângulo.
Aos 40, o castigo para o Grêmio: Petkovic, que entrara no segundo tempo, recebeu lançamento e, num toque, matou Victor e ficou com o gol escancarado para empatar o jogo. Aos 44, o Grêmio quase alcançou a vitória: Lomba saiu mal do gol, e a bola sobrou para Douglas. O goleiro espalmou a conclusão novamente, mas nos pés de André Lima, que chutou ao lado da trave.
Post a Comment