Presente de aniversário
Ceará bate Avaí por 2 a 0 no Castelão e dorme na liderança do Brasileirão
Jogadores do Ceará comemoram quarta vitória, que rendeu a liderança provisória do campeonato
No dia em que completou 96 anos, o Ceará deu enormes alegrias ao seu torcedor. Nesta quarta-feira, equipe alvinegra venceu o Avaí por 2 a 0 para garantir a festa no Estádio Castelão e para assumir a liderança provisória do Campeonato Brasileiro. Pela sexta rodada do campeonato, apenas o Corinthians pode assumir a primeira colocação, caso vença o Inter nesta quinta-feira.
A equipe cearense entrou em campo com o ousado objetivo de se manter invicto e, de quebra, assumir o primeiro lugar do campeonato. Também em boa campanha até o momento, o Avaí também tinha a intenção de se manter no G-4. Adicionada à empolgação das duas equipes, a diretoria do Ceará colocou à venda ingressos com preços promocionais, o que atraiu ainda mais torcedores ao Estádio Castelão, local da partida.
O jogo
Duas surpresas no Brasileiro, Ceará e Avaí começaram a partida sem demonstrar o mesmo interesse que vinham empenhando nas últimas partidas. Após muitos passes errados e pouca criatividade por parte dos meias e atacantes, o primeiro tempo acabou sem contabilizar qualquer lance de perigo para os goleiros Diego e Zé Carlos, de Ceará e Avaí, respectivamente.
Com pouco mais passe de bola, a equipe da casa exerceu relativo domínio sobre o rival catarinense, que se defendia sem muita dificuldade. O torcedor cearense que compareceu em grande número ao Castelão, aos poucos, foi perdendo o entusiasmo que vinha mostrando no começo do jogo e ouviu o apito do árbitro Arilson Bispo da Anunciação, indicando o intervalo, praticamente em silêncio.
Na volta para a segunda etapa, a equipe cearense continuou exercendo maior domínio no meio-campo, principalmente contando com a ousadia do veloz atacante Misael. As entradas de Érick Flores no lugar de Geraldo, e de Lopes no lugar de Washington, que sentiu cãibras, colocaram fogo na partida.
Jovem revelação do Flamengo, que está no Ceará por empréstimo, o meia Erick Flores tomou a iniciativa em criar as jogadas dos donos da casa. Em seu primeiro lance, já mostrou o cartão de boas vindas em uma rápida arrancada pela esquerda, em que foi parado com falta por Patric.
Aos 26min, o torcedor cearense finalmente ganhou motivos para acreditar em novo triunfo de sua equipe. Em jogada de escanteio, Ernandes domina pela esquerda, cruza e Fabrício, livre dentro da pequena área, desperdiça chance clara de marcar.
O Castelão viria abaixo mesmo três minutos depois, quando Misael recebeu passe pelo meio e fintou um zagueiro antes de bater no canto esquerdo da meta adversária. O goleiro Zé Carlos até chegou a tocar a bola, mas não conseguiu impedir que ela morresse no fundo do gol.
O gol tornou o jogo ainda mais interessante. O Avaí tenta atacar, mas encontra resistência na formação imposta pelo técnico PC Gusmão. Aos 32min, um bom lance de perigo da equipe visitante: o zagueiro Émerson Nunes dominou na entrada da área rival, fez a finta e chutou a bola rente ao travessão.
A relativa pressão do Avaí se mostra infrutífera e, aos 47min da etapa complementar, o time alvinegro joga a pá de cal nas pretensões de seu rival. Tony, que havia entrado há pouco no lugar de Misael, é lançado em contragolpe, carrega sem marcação e rola para Lopes tocar para o gol livre.
Embalado por assumir a ponta, o Ceará volta a campo no domingo, às 16h (de Brasília), para enfrentar o Atlético Mineiro, na última partida das duas equipes antes da paralisação para a Copa do Mundo. Por outro lado, o Avaí tentará a reabilitação no sábado, às 18h30, diante do Fluminense, na Ressacada.
Ass.: Cido Portal: Terra
Post a Comment