Header Ads

test

Colômbia vence Bolívia e se classifica na Copa América

Com dois gols de Falcao García, a Colômbia derrotou a Bolívia por 2 a 0 e assegurou a liderança do Grupo A da Copa América. Foto: EFE

Falcao García assegurou a liderança do Grupo A para a seleção colombiana

Uma das equipes mais organizadas da Copa América de 2011, a Colômbia venceu a Bolívia por 2 a 0, em jogo realizado na cidade de Santa Fé, e assegurou a liderança do Grupo A, o mesmo da anfitriã e favorita ao título, Argentina. O destaque da partida acabou sendo o atacante Falcao García, autor dos gols que deixaram a equipe do ex-palmeirense Pablo Armero na ponta da chave.

A vitória garantiu a liderança do Grupo A para a Colômbia, com sete pontos, após três confrontos. A Argentina, que na segunda-feira pega a Costa Rica, soma apenas dois, e não poderá alcançar os colombianos. A Bolívia termina a participação na competição com apenas um ponto somado.

Nas quartas, a equipe comandada por Hernan Darío Gómez enfrentará o melhor terceiro colocado da primeira fase. Os bolivianos estão eliminados do torneio.

O jogo

   A Bolívia entrou em campo armada ofensivamente. A linha de três meias pressionou a saída de bola adversária. Já os quatro defensores se posicionaram quase no meio de campo, para compactar a equipe. A estratégia ia bem, até apresentar seu ponto falho: a linha de impedimento.

  Aos 14min, Dayro Moreno viu Falcao García disparar por trás da zaga e passou. Em condição legal, o atacante recebeu frente a frente com o goleiro Arias e bateu rasteiro: 1 a 0.

A situação voltou a se repetir aos 26, pelo lado esquerdo. Desta vez, foi o lateral Armero quem arrancou livre. O ex-palmeirense só foi parado já dentro da área, com falta: pênalti. Falcao cobrou com paradinha e ampliou.

Mesmo atrás no placar, a Bolívia manteve-se fiel à proposta inicial de jogo. No entanto, apesar de dificultar as ações do rival, a equipe pouco criou no ataque. A melhor oportunidade no primeiro tempo foi uma boa cobrança de falta defendida por Martínez.

A partida ficou mais aberta após o intervalo. A Bolívia passou a pressionar mais e acelerou o ritmo de seu jogo. Por outro lado, deixou espaços para o contra-ataque colombiano. Falcao García teve outras duas oportunidades claras para marcar, mas não aproveitou - situação que não prejudicou a Colômbia, a líder do Grupo A.

Nenhum comentário