Porta-Voz da AFA admite: “Se o River não tivesse caído isso não teria sido decidido”
A Associação de Futebol Argentino (AFA) admitiu nesta terça-feira que a decisão pela criação do novo Campeonato Argentino só foi tomada por causa da queda do River Plate para a segunda divisão, na última temporada. A mudança, que terá validade a partir do próximo ano, garantirá o retorno dos Millonarios à elite, independente do seu desempenho na B.
"Se o River não tivesse caído, isto não teria sido decidido. É uma medida que beneficia Boca e River, mas que também fará com que Quilmes, Rosário, Racing, San Lorenzo e tantos outros possam estar na elite. Além do que, quando se iniciar esse campeonato, todos poderão vencer e todos poderão cair", comentou Cherquis Bialo, porta-voz da entidade, em entrevista à Rádio Cooperativa.
Para Bialo, a medida era inevitável. Para exemplificar, ele disse que a vontade dos patrocinadores, no caso dos torneios locais, o Estado argentino, que comprou os direitos de transmissão, sempre prevalece. Ainda segundo ele, ou era feita essa mudança ou teria de se caminhar para um método antidesportivo, onde os dirigentes determinariam quem sobe e quem cai.
"Há uma sociedade que põe o dinheiro no negócio, e há clubes que necessitam do dinheiro. E também existe um Estado preocupado, porque paga 600 milhões de pesos (cerca de 250 milhões de reais) e quer, como sempre deseja um patrocinador, que os melhores estejam em campo. Assim, tínhamos dois caminhos: um é antidesportivo, que era decretar quem cairia e quem subiria. O outro é agregar todos para garantir que os melhores atores sempre estejam na tela", explicou.
No novo formato de torneio, os 19 clubes da Série B se juntam aos outros 19 da elite e disputam uma liga anual. Após seis meses, os 19 melhores competem pela Libertadores e pelo título entre si, enquanto os outros lutam, também entre eles, apenas contra o rebaixamento. Em tempo, o River iniciará sua saga ''tranquila'' pela segunda divisão do país no dia 16 de agosto, contra o Chacarita Juniors, no Monumental de Nuñes.
- Gazeta Esportiva
Post a Comment