AFA incha Série A de clubes e pode facilitar volta do River Plate à elite
River Plate foi rebaixado após ser superado pelo Belgrano em repescagem
Rebaixado na última temporada, o River Plate terá caminho fácil para voltar à primeira divisão do Campeonato Argentino. Na noite desta segunda-feira, a Associação do Futebol Argentino (AFA) decidiu aumentar o número de clubes participantes no campeonato local, unindo elite com o segundo escalão nacional a partir da temporada 2012/13.
O torneio, que hoje conta com 20 clubes, passaria a ter 40 com a fusão das duas primeiras divisões. Desta forma, basta o River não ser rebaixado para a terceira Divisão para voltar à elite.
A proposta de mudança foi votada na AFA pela Assembleia Geral de Clubes. Dos votantes, 22 foram a favor do novo formato e quatro se abstiveram. Vélez Sarsfield, Newell's Old Boys, All Boys e Lanús foram os únicos clubes contrários à medida.
"Ainda há detalhes a serem definidos. Mas essa é uma grande notícia", disse Cherquís Bialo, porta-voz oficial da AFA.
Ainda não foi definido qual será o regulamento. A possibilidade é que os 40 clubes possam ser divididos em dois grupos de 20. As quatro melhores equipes de cada grupo disputariam uma fase final. Os quatro com piores pontuações seriam rebaixados. A fórmula de descenso ainda está indefinida, pois a tendência é que seja abolida a média de pontos das três últimas temporadas.
- Lancepress!
Post a Comment