Coritiba vence Caxias, confirma classificação e faz história
O já campeão paranaense Coritiba quebrou mais um recorde nesta quinta-feira. Com a vitória por 1 a 0 sobre o Caxias, no Estádio Centenário, no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, o time alviverde superou o Palmeiras e atingiu a maior marca de triunfos consecutivos por um clube brasileiro: 22 no total. De quebra positivo colocou a equipe nas quartas de final da competição nacional.
O gol que deu ao clube paranaense a marca histórica foi marcado pelo capitão Emerson, aos 27min do segundo tempo, após desviar de cabeça na primeira trave depois de falta cobrada por Rafinha.
Como venceu a partida de ida por 4 a 0 no Couto Pereira, o Coritiba poderia perder por até quatro gols de diferença para avançar à próxima fase. Nas quartas de final, o clube vai encarar o Palmeiras. O primeiro jogo será na capital paranaense.
Eliminado do Campeoanto Gaúcho, o Caxias se concentra agora na disputa da Série C, que vai começar apenas no segundo semestre. A equipe gaúcha está no Grupo D da competição e vai estrear no dia 16 de julho contra a Chapecoense, no Estádio Centenário.
Sem Bill, expulso no jogo de ida, e Marcos Aurélio, com lesão no músculo adutor da coxa esquerda, o técnico Marcelo Oliveira alterou o ataque da equipe e deu chances para Leonardo e Anderson Aquino.
O jogo
Mesmo com a difícil missão de vencer por cinco gols de diferença para continuar na Copa do Brasil, o Caxias respondeu ao apoio os torcedores que compareceram ao Estádio Centenário e começou o jogo em cima do adversário. Mesmo assim, foi o Coritiba que ameaçou primeiro. Aos 14min, Léo Gago cobrou falta na área. De costas para o gol, Cleiton desviou. A bola ia encobrindo o goleiro Matheus, que fez bonita defesa ao espalmar para escanteio.
O Caxias continuou melhor em campo. Mas bem armado pelo técnico Marcelo Oliveira, o Coritiba apostou nos contra-ataques. Aos 21min, Rafinha fez boa jogada pelo lado esquerdo e cruzou. Mais uma vez o zagueiro Cleiton apareceu bem e testou para o gol. A bola passou por cima do gol do time gaúcho com muito perigo.
O Caxias chegou a ameaçar a invencibilidade do Coritiba ao marcar um gol com o atacante Éverton, mas o gol foi anulado pelo árbitro catarinense Jefferson Schimidt, aos 27min. A resposta do Coritiba aconteceu dois minutos depois. Jonas cruzou do lado direito do ataque e Leonardo ganhou no alto da marcação, mas cabeceou por cima do gol do time da casa.
O bom volume de jogo do time gaúcho não foi suficiente para criar boas chances e ameaçar o gol defendido por Edson Bastos. Aos 36min, o meia Davi recebeu falta no meio-campo e a partida teve que ser interrompida por alguns minutos para atendido do jogador.
A melhor chance de abrir o marcador aconteceu já nos acréscimos. Aos 45min, Gerley bateu na entrada da área. A bola passou em frente ao gol e o goleiro Edson Bastos e o atacante Lima não conseguiram impedir e desviar para dentro do gol, respectivamente. Dois minutos depois, o atual campeão paranaense criou boa jogada de ataque. Rafinha chutou em cima da marcação. A bola sobrou para Anderson Aquino na pequena área, mas o jogador chutou por cima do gol.
O jogo no segundo tempo começou eletrizante e as duas equipes criaram boas chances nos primeiros minutos. Logo ao 1min, Leonardo recebeu passe de Jonas na área e chutou para boa defesa do goleiro Matheus. O Caxias respondeu aos 7min. Pedro Henrique recebeu passe de Lima dentro da área, ajeitou e bateu rasteiro no canto. Edson Bastos caiu bem em seu canto esquerdo e espalmou.
Aos poucos o Coritiba passou a dominar a partida em busca do gol da vitória, que garantiria o recorde vitória de um clube brasileiro. Aos 8min, o volante Léo Gago chutou forte de fora da área e o goleiro Matheus foi bem ao espalmar a bola para o lado. Substituto do artilheiro Bill, suspenso, Leonardo teve nova oportunidade aos 13min. O zagueiro Emerson arrancou e fez bom passe para o atacante na entrada da área. O jogador dominou e chutou para defesa de Matheus com os pés.
O gol que garantiria o recorde de vitórias seguidas por um clube brasileiro aconteceu aos 27min. Geraldo, que entrou no lugar de Anderson Aquino, fez jogada em velocidade e foi derrubado na entrada da área. Rafinha cobrou a infração lançando na área e o zagueiro Emerson apareceu sozinho na primeira trave para desviar para o gol no Estádio Centenário.
Em lance muito polêmico, o Caxias chegou a empatar aos 38min. Lima dominou dentro da área e finalizou para as redes, mas o lance foi anulado pelo assistente, pois Éverton - que participou do lance - estava em posição irregular. Nos minutos finais, o time da Serra Gaúcha esboçou uma reação, mas não conseguiu evitar a derrota e o recorde do Coritiba.
Fonte: Terra.com
Post a Comment