Santos vence, convence e avança na Libertadores
O Santos espantou a "zebra" e assegurou a classificação às oitavas de final da Libertadores
O Santos evitou a "zebra" na noite desta quarta-feira no Estádio do Pacaembu e assegurou a classificação às oitavas de final da Copa Libertadores da América. Em uma atuação eficiente e tranquila, o clube praiano derrotou o Deportivo Táchira, da Venezuela, por 3 a 1, e evitou o vexame de ser eliminado na etapa de grupos da competição mais importante do continente sul-americano.
O resultado positivo diante do modesto adversário venezuelano fez o Santos alcançar os 11 pontos ao término da fase de grupos da Copa Libertadores. O convincente triunfo, no entanto, não foi suficiente para o clube terminar na liderança do Grupo 5, já que o Cerro Porteño foi a Santiago e venceu o Colo Colo por 3 a 2, de virada, e superou a agremiação comandada por Muricy Ramalho no saldo de gols.
Classificado na Libertadores, o Santos agora se concentra em tentar uma vaga na semifinal do Campeonato Paulista. No sábado, a equipe do litoral, que terminou na quarta colocação na primeira fase do torneio, recebe na Vila Belmiro a Ponte Preta, às 16h (de Brasília).
O jogo
Precisando da vitória para evitar um vexame na Copa Libertadores, o Santos tratou de procurar a decisão do jogo logo nos primeiros minutos. Armado com a principal formação, já que contou com os retornos de Neymar, Elano e Zé Eduardo, expulsos contra o Colo Colo há duas rodadas, o time de Muricy Ramalho aproveitou a fragilidade do adversário para pressionar o Táchira, e impor a melhor formação.
A atitude ofensiva presenteou o Santos com um gol logo aos 3min de jogo. Livre pela esquerda, Léo tocou para o centro e, após um belo corta-luz de Danilo, encontrou Neymar. Com categoria, o atacante do clube alvinegro chutou para o gol e contou com um desvio da zaga antes de comemorar com a torcida presente no Pacaembu.
O gol abalou o Deportivo, que se manteve acuado, apenas observando o Santos jogar. Dessa forma, não demorou para o clube comandado por Muricy Ramalho aumentar a diferença no marcador. Aos 13min, Danilo descolou um lindo passe para Jonathan pelo lado direito. O lateral invadiu a área e chutou forte para aumentar a diferença.
A partir do segundo gol, o Santos adotou o estilo Muricy Ramalho dentro de campo. Eficiente ao abrir uma grande diferença com poucos minutos de jogo, o clube brasileiro trabalhou bem a bola e passou a trocar passes de uma forma tranquila, irritando o adversário. Tal atitude da equipe mandante proporcionou lindos lances, principalmente de Neymar, caçado pela marcação rival.
Aos poucos o Santos diminuiu o ritmo e apenas administrou a vantagem até o final da primeira etapa. Entretanto, a postura mais ponderada não impediu o time da casa de ameaçar o goleiro rival. Aos 42min, após levantamento para a área, Edu Dracena exigiu uma boa intervenção de Sanhouse, que ainda evitou o tento brasileiro ao dividir com o defensor no rebote.
Na segunda etapa, o ritmo santista diminuiu ainda mais. Bem ao estilo do treinador, a equipe trabalhou bem a posse de bola e aos poucos assutava o goleiro adversário. Aos 10min, Elano achou Jonathan e colocou o lateral na cara do gol com um lindo passe. Entretanto, na finalização, o camisa 4 chutou em cima de Sunhouse.
A tranquilidade do Santos em campo se tornou tão alta que o Táchira cresceu no duelo. Com 15min de jogo, Moreno tocou de cabeça e exigiu uma linda defesa do seguro goleiro Rafael. A oportunidade animou o time venezuelano, que diminuiu aos 23min. Em linda cobrança de falta, Chacón descontou.
A ameaça de um empate, que poderia até mesmo eliminar o Santos, terminou no lance seguinte. Eficiente, o Santos decretou a classificação aos 26min. Neymar fez linda jogada pelo lado esquerdo e cruzou na medida para Zé Eduardo. Livre dentro da pequena área, o atacante furou, mas conseguiu se recuperar e rolar para Danilo. O meio-campista, por sua vez, bateu firme e marcou o terceiro.
O gol transformou a partida em um teste para o time de Muricy Ramalho e em uma grande festa nas arquibancadas. Em um Pacaembu lotado, o Santos manteve o jogo ofensivo e seguiu pressionando a zaga a adversária para festa do público presente, que deixou o campo municipal satisfeito com a classificação às oitavas de final da Libertadores.
Fonte: Terra.com
Post a Comment