São Paulo vence Lusa na Arena Barueri e encara o Santos nas semis do Paulistão
Dono da melhor campanha da primeira fase, o São Paulo confirmou seu favoritismo, venceu a Portuguesa por 2 a 0 neste domingo, na Arena Barueri, e avançou para a semifinal do Campeonato Paulista. No próximo fim de semana, o time tricolor enfrenta o Santos, no Morumbi, por uma vaga na decisão. A equipe do litoral eliminou a Ponte Preta.
Pouco antes do jogo desta tarde, a torcida tricolor teve um grande motivo para se preocupar. Destaque do time na temporada, o meia-atacante Lucas reclamou de dores na coxa e acabou vetado do confronto.
Com isso, o técnico Paulo César Carpegiani escalou o ataque com Ilsinho fazendo a posição do garoto e Marlos atuando na esquerda. Rodrigo Souto foi outra novidade, este substituindo Alex Silva, que sente dores no joelho.
O desfalque de Lucas não abalou o São Paulo, que teve mais volume no primeiro tempo e desperdiçou duas boas chances até abrir o placar justamente com o substituto de Lucas, aos 40min. Já a Portuguesa, com postura mais recuada, criou as melhores ocasiões em chutes de longe. Na etapa final, os rubro-verdes pressionaram mais, porém, após rápido contra-ataque aos 35min, Dagoberto deu números finais ao marcador.
O jogo
A primeira chance real de gol da partida foi da Portuguesa, que apertou a saída de bola e quase marcou com Luis Ricardo, aos 4min - o chute saiu perto da trave direita de Rogério Ceni. Do outro lado, o São Paulo valorizava a posse de bola, mas encarava dificuldades para superar a forte marcação do adversário, levando apenas certo perigo em jogadas pelas laterais.
Aos 25min, a equipe tricolor quase abriu o placar através de Miranda, que desviou cobrança de falta de Dagoberto e viu a bola passar perto do canto esquerdo de Weverton. Logo em seguida, Rodrigo Souto sentiu lesão, e o técnico Paulo César Carpegiani mudou o esquema são-paulino, promovendo a entrada do atacante Henrique.
O time mandante manteve o controle do jogo, à espera de espaços na defesa do rival. Aos 32min, Juan cruzou na medida para Dagoberto, que errou o alvo por pouco. A Portuguesa ainda respondeu com Guilherme, que obrigou Rogério Ceni a fazer boa defesa em chute de longe, mas o São Paulo abriria o placar ainda na etapa inicial, aos 40min.
E em uma grande jogada: Marlos deu belo passe na direita para Jean, e o lateral cruzou na medida para Ilsinho escorar de cabeça e marcar seu terceiro gol em cinco jogos. Ferdinando, em chute de fora da área, parou em Rogério no último lance de emoção do primeiro tempo. No intervalo, Jorginho trocou o apagado Marco Antônio pelo atacante Rafael Silva.
Com a mudança, a Portuguesa tentou se lançar mais para o ataque na etapa complementar. Mas não assustava muito a meta do capitão tricolor. O São Paulo, por sua vez, se preocupou mais em marcar, o que tornou o duelo pouco emocionante.
Aos 5min, Ilsinho chutou de longe, Weverton espalmou, mas conseguiu defender em dois tempos. Na sequência, Carpegiani trocou Marlos pelo zagueiro Luis Eduardo. No outro banco, Jorginho mandou a campo Ananias, herói da classificação na primeira fase, e sacou Henrique.
A Portuguesa permaneceu mais no ataque, mas só conseguiu pressionar efetivamente na segunda metade da etapa final. Aos 28min, Ananias cruzou e Luis Ricardo desviou para o gol. Rogério fez uma linda defesa. Quatro minutos depois o goleiro voltou a trabalhar, depois de chute de Ferdinando.
E foi justamente no momento em que a Portuguesa mais encurralava que a equipe de Carpegiani confirmou a classificação. Em contragolpe mortal aos 35min, Ilsinho recebeu livre pela direita e serviu Dagoberto, que só teve o trabalho de desviar para as redes. No fim, novos contra-ataques do São Paulo, lançamentos na área tricolor e uma confusão entre Domingos e Miranda ainda levantaram as arquibancadas.
Fonte: Terra.com
Post a Comment