Cruzeiro atropela Estudiantes na Argentina e garante a melhor campanha na 1ª fase da Liberta
Thiago Ribeiro comemora gol na vitória do Cruzeiro na Argentina
O Cruzeiro viajou para a Argentina e bateu o time misto do Estudiantes por 3 a 0 em partida disputada no Estádio Ciudad de La Plata, pela Copa Libertadores. As duas equipes já estavam classificadas para as oitavas de final, mas os gols de Thiago Ribeiro, Wallyson e Gilberto garantiram a melhor campanha da primeira fase da competição sul-americana para o time celeste.
Com a vitória, o time mineiro chegou aos 16 pontos e segue invicto no topo da tabela do Grupo 7. O vice-líder Estudiantes tem 10, enquanto que os eliminados Tolima e Guaraní-PAR terminam com 8 e 0, na terceira e quarta colocação respectivamente.
Mesmo com o bom desempenho, o Cruzeiro tem com o que se preocupar. Desde 2005, quando a regra que dá a vantagem para quem termina a primeira fase na liderança do torneio continental foi implementada, nenhum time com a melhor campanha sagrou-se campeão. A equipe celeste vai para as oitavas de final com a missão de acabar com esta "maldição" do futebol sul-americano.
O Cruzeiro foi com força máxima para o duelo com os argentinos - exceto por Montillo, que ficou no Brasil para acompanhar cirurgia do filho. O Estudiantes, por sua vez, se mostrou conformado com o segundo lugar e não contou com a estrela Verón, Desábato, Braña, entre outros titulares.
O jogo
O Cruzeiro aproveitou o começo de jogo movimentado para abrir o placar logo aos 10min. Wallyson entrou na área pela direita e bateu cruzado. Thiago Ribeiro, livre na segunda trave, aproveitou e mandou para o fundo das redes do adversário.
Após o primeiro gol, o Estudiantes buscava o resultado, enquanto que o Cruzeiro explorava os contra-ataques. O time local mantinha a posse, mas não encontrava espaços para avançar em campo.
O Estudiantes chegou ao gol adversário por duas vezes. Primeiro com Pereyra e depois com Barrientos, aos 18min e aos 21min, respectivamente. Em ambas oportunidades, Fábio fez boa defesa e parou o ímpeto argentino.
Já nos acréscimos da primeira etapa, o Cruzeiro ampliou. O time celeste começou jogada pela esquerda, mas Facundo Roncaglia roubou a bola. Entretanto, o zagueiro tentou passe de categoria e se complicou. Wallyson aproveitou, entrou na área, driblou o goleiro e marcou um golaço.
Para o segundo tempo, a equipe comandada por Cuca seguiu a mesma receita dos 45 minutos iniciais: os jogadores se defendiam e esperavam o momento do contra-ataque. Debaixo da forte chuva que começou a cair em La Plata, o time da casa mantinha a posse de bola, mas não encontrava espaços para avançar.
Aos 37min, o Cruzeiro chegou ao terceiro gol e fechou a boa exibição na Argentina em grande estilo. Éverton acertou ótimo passe para Gilberto em contragolpe. O meia driblou o marcador e o goleiro antes de chutar e garantir a vitória brasileira com um golaço.
Ainda deu tempo de Cuca promover a entrada de Ortigoza no lugar de Wallyson, mas o placar continuou inalterado até o fim da partida, para a festa dos cruzeirenses que viajaram até La Plata para acompanhar o duelo.
Tolima encerra participação com vitória
Conhecido dos brasileiros por ter eliminado o Corinthians na pré-Libertadores, o colombiano Tolima venceu o Guaraní-PAR por 2 a 0 no Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai, também na noite desta quarta.
As duas equipes já estavam eliminadas da competição e apenas cumpriram tabela. Santoya, aos 3min da segunda etapa e Closa, aos 23min, fizeram os gols que encerraram a participação dos clubes na competição.
Fonte: Terra.com
Post a Comment