Colômbia não joga bem, mas vence Costa Rica na estreia da Copa América
Mesmo com um jogador a mais em campo durante praticamente toda a partida, a Colômbia não empolgou na estreia na Copa América. Em confronto realizado no Estádio 23 de agosto, em San Salvador de Jujuy, a seleção derrotou a equipe Sub-23 da Costa Rica por 1 a 0, neste sábado.
O gol da vitória aconteceu aos 44min do primeiro tempo. Adrián Ramos recebeu grande lançamento de Guarín e precisou passar pelo goleiro para completar para o fundo das redes. A expulsão do atacante Brenes, ainda aos 26min da etapa inicial, prejudicou a Costa Rica.
Mesmo credenciada pelas boas temporadas de Falcao García e Guarín pelo Porto, a seleção colombiana chegou a ser vaiada pelos torcedores que compareceram em bom número ao estádio.
Com o triunfo, os colombianos assumem a primeira posição da chave, com três pontos. Com o empate na sexta por 1 a 1, Argentina e Bolívia dividem a vice-liderança. Consequentemente, Costa Rica ocupa a lanterna da chave, ainda sem pontos.
A segunda rodada do Grupo A da Copa América começará na quarta. Em Santa Fé, a Colômbia terá pela frente a Argentina, às 21h45 (de Brasília). No dia seguinte, a Costa Rica volta a jogar em San Salvador de Jujuy, desta vez contra a Bolívia, às 19h15 (de Brasília).
O jogo
Jogando contra um time Sub-23 da Costa Rica, a seleção colombiana começou melhor o jogo em San Salvador de Jujuy. Porém, o domínio da posse de bola nos primeiros minutos se traduziu apenas a um chute muito ruim. A primeira boa chance aconteceu aos 11min. Falcao escorou de cabeça para Guarín, que finalizou na entrada da área. O goleiro Moreira foi bem e se esticou para espalmar a bola em canto direito.
A partir da primeira finalização com perigo, a Colômbia quase abriu o marcador dois minutos depois. Aos 12min, Adrián Ramos arrancou pelo lado esquerdo, invadiu a área, cortou o marcador e finalizou. O goleiro Moreira voltou a se apresentar bem ao espalmar para escanteio a finalização alta do colombiano.
A partida ficou com morna, com os colombianos tocando a bola, até que o atacante Brenes perdeu a cabeça. Aos 28min, o atacante costarriquenho entrou com a sola no zagueiro Perea. O árbitro chileno Enrique Osses não teve dúvida e aplicou o cartão vermelho direto para o camisa 10 da seleção da América Central.
Com um jogador a mais em campo, o técnico Hernán Darío Gómez sacou o meio-campista Abel Aguilar e colocou em campo o centroavante Rodallega. Com o adversário praticamente todo fechando a entrada da área, a Colômbia teve dificuldades para penetrar na defesa costarriquenha.
Mas com a pressão e com o maior número de finalizações, a defesa da Costa Rica passou a se complicar. Aos 36min, Guarín lançou bola na área e o zagueiro quase entregou, mas Moreira saiu do gol e arrumou o erro do companheiro. Quatro minutos depois, Adrián Ramos recebeu passe e bateu sem ângulo. A finalização surpreendeu o goleiro adversário, mas parou nas redes pelo lado de fora.
Quando a partida se encaminhava para o intervalo, os colombianos conseguiram ultrapassar a retranca adversária e abrir o marcador no Estádio 23 de agosto. Guarín recebeu a bola no meio-campo e fez ótimo lançamento para Adrián Ramos. O camisa 20 fintou o goleiro Moreira e completou para o gol, para festa do bom números de torcedores da Colômbia presentes em San Salvador de Jujuy.
Em desvantagem, a Costa Rica voltou com Elizondo no lugar de Campbell. Valente, o jovem time surpreendeu mesmo com um atleta a menos e voltou no ataque na segunda etapa. Aos 4min, Madrigal recebeu passe dentro da área, mas foi travado na hora do chute.
A resposta colombiana aconteceu quatro minutos depois. Rodallega avançou pelo lado esquerdo, cortou para o meio e finalizou forte para o gol. O goleiro Moreira voltou a aparecer bem ao espalmar a batida para escanteio. A grande chance da segunda etapa aconteceu três minutos depois. Guarín cobrou escanteio da direita e Falcao subiu bem no meio da área para cabecear na trave.
Depois do bom começo do adversário, a Colômbia voltou a retomar a posse de bola. Porém, a Costa Rica ameaçou aos 13min. Em cobrança de falta na entrada da área, Guzmán tentou surpreender ao bater com o pé invertido, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora. Os colombianos responderam na mesma moeda, aos 16min. Guarín arrematou forte e a bola rasteira passou com perigo.
Mesmo com algumas vaias, a Colômbia passou a administrar o resultado e a vitória. A última boa chance aconteceu ainda aos 28min do segundo tempo. O lateral do Napoli Zúñiga recebeu passe dentro da área e finalizou de primeira, para mais uma boa defesa do goleiro Moreira.
Terra
Post a Comment