Barça atropela Shakhtar no Camp Nou e põe um pé nas semis da Champions
Daniel Alves comemora o segundo gol do Barcelona
Deu a lógica no Camp Nou. Com excelente atuação de Andrés Iniesta, o Barcelona goleou o Shakhtar Donetsk, nesta quarta-feira, por 5 a 1 e deixou a situação extremamente confortável para obter classificação à semifinal da Liga dos Campeões da Europa. As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta, na Ucrânia, onde o time local tem longa invencibilidade.
Com o resultado, o Shakhtar precisa de uma improvável vitória por 4 a 0 para avançar à semifinal. Caso o Barcelona marque na Ucrânia, a equipe dos brasileiros Jadson, Willian e Luiz Adriano precisará de cinco gols para obter a vaga.
Caso a histórica reação do Shakhtar não ocorra, os arquirrivais Barcelona e Real Madrid projetam uma aguardada semifinal. O time da capital espanhola também goleou no primeiro jogo das quartas, com um triunfo por 4 a 0 contra o Tottenham, e está perto da vaga.
Além de Iniesta, Messi também teve ótima atuação, apesar de não marcar gol. Daniel Alves, Keita, Piqué e Xavi fizeram os outros gols do time, enquanto Rakitskiy descontou para os visitantes. O Shakhtar conseguiu criar boas oportunidades, mas desperdiçou a imensa maioria delas, especialmente com Luiz Adriano.
Com Pedro fora da melhor forma, Pep Guardiola escalou Iniesta avançado no ataque, ao lado de Messi e David Villa, repetindo estratégia já usada no Campeonato Espanhol.
Com isso, Mascherano ganhou lugar no meio de campo ao lado de Keita para reforçar a marcação. Isto porque, como Puyol segue lesionado, Busquets foi mais uma vez improvisado na zaga ao lado de Piqué.
O Shakhtar, por sua vez, foi a campo com o quarteto ofensivo brasileiro, formado por Jadson no meio, Douglas Costa na direita e Willian na esquerda - Luiz Adriano surgiu como o centroavante.
Apesar de o trio armador ter características ofensivas, muitas vezes ajudou compor o meio de campo para dificultar o trabalho do Barcelona.
O jogo
Se a intenção do Shakhtar Donetsk era iniciar o jogo na defesa, para evitar um gol cedo, a estratégia foi por água abaixo logo no primeiro minuto. Em jogada veloz, Iniesta surgiu pela esquerda na cara do goleiro Pyatov e finalizou no canto direito. Os minutos iniciais foram bem ao estilo do Barcelona, com muita troca de passes e pressão em busca de mais gols.
Aos 9min, porém, o time visitante teve excelente oportunidade de gol em contra-ataque, mas Luiz Adriano se complicou com a bola e permitiu que a defesa catalã se recompusesse. Dois minutos depois, o brasileiro desperdiçou nova chance, ao vencer a marcação do Barcelona na velocidade após bom passe de Douglas Costa, mas o arremate saiu pela linha de fundo.
O Shakhtar perdeu nova chance aos 12min, quando Daniel Alves recuou perigosamente a Valdés e o goleiro precisou chutar de qualquer jeito. Willian tentou o arremate de longe, em lance parecido com o gol de Stankovic pela Inter de Milão contra o Schalke na última terça, mas a finalização foi para fora.
Depois do momento de instabilidade, o Barcelona retomou o controle do jogo, criando boas chances de gol. Aos 17min, Messi cobrou falta e mandou a bola bem perto do ângulo direito. Oito minutos depois, Daniel Alves foi lançado por Messi na área e tentou o cruzamento em vez do arremate, facilitando o trabalho dos ucranianos.
Aos 32min, o Barcelona contou com o talento de Iniesta para obter o segundo gol. O meio-campista lançou a bola para Daniel Alves, que driblou o goleiro Pyatov e finalizou sem marcação. Após o segundo gol, o time catalão passou a atuar com mais calma, trocando passes e evitando as jogadas em velocidade do Shakhtar.
Segundo tempo
O Barcelona não diminuiu o ritmo depois do intervalo, apesar de tomar um susto. Aos 3min, Luiz Adriano recebeu ótima bola, mas falhou no domínio. Já a equipe catalã não falhou. Cinco minutos depois, em cobrança de escanteio, Piqué chutou cruzado de primeira e acertou o canto direito dos ucranianos.
O Shakhtar animou a partida com uma perspectiva de empate aos 14min, quando Rakitskiy desviou cobrança de falta de Srna com o joelho e descontou para os ucranianos. Mas a reação durou pouco. Na saída de bola, Messi fez excelente jogada na intermediária e rolou para Keita fuzilar o ângulo direito de Pyatov.
O quarto gol matou as esperanças do Shakhtar e as emoções da partida. Guardiola sacou Villa e Adriano da equipe, lançando Pedro e Maxwell. Já o Shakhtar contou com alterações brasileiras, uma vez que Jadson e Willian deram lugar a Fernandinho e Alex Teixeira, respectivamente.
Aos 36min, o Shakhtar novamente perdeu grande chance de gol. Luiz Adriano usou lançamento de Douglas Costa para chutar cruzado e viu o chute acertar a trave, para Valdés defender na sequência. Mas ainda havia tempo para mais. Aos 41min, Daniel Alves fez linda jogada contra Rat e passou para Xavi marcar o quinto gol.
Fonte: Terra.com
Post a Comment