Header Ads

test

Com gol de Luisão, Benfica empata com PSV e encara Braga nas semis da Liga Europa

O Benfica quase foi surpreendido, mas arrancou o empate com o PSV e se garantiu na semifinal da Liga Europa nesta quinta-feira, em Eindhoven. Foto: AP

Luisão festeja gol marcado no empate que classificou o Benfica para a semifinal

Com uma larga vantagem, o Benfica não encontrou dificuldades para garantir presença nas semifinais da Liga Europa. O time de Lisboa empatou com o PSV por 2 a 2 nesta quinta-feira, em Eindhoven, com gols de Dzsudzsak, Lens, Luisão e Oscar Cardozo. A equipe portuguesa encara agora o conterrâneo Braga, que superou o Dínamo de Kiev no critério do gol marcado fora de casa.

A outra semifinal será protagonizada por Porto e Villarreal. Caso encontre o time lusitano na grande decisão, o Benfica pode se vingar do título português conquistado pelo rival em pleno Estádio da Luz, casa da equipe de Luisão.

Na partida de ida, o Benfica havia vencido por 4 a 1, contando com grande partida de Saviola. Desta vez, o PSV chegou a abrir dois gols de diferença, primeiro com o capitão Dzsudzsák, aos 17min da primeira etapa, e depois com Lens aos 25min.

O primeiro do Benfica saiu pouco antes do intervalo, já nos acréscimos: o zagueiro brasileiro Luisão finalizou de maneira acrobática para o gol adversário. No segundo tempo, Marcelo cometeu pênalti claro em César Peixoto. O paraguaio Óscar Cardozo converteu com confiança, no meio do gol, e deu números finais ao duelo.

O jogo

   A atmosfera criada pela torcida do PSV no Philips Stadion motivou ainda mais a equipe da casa, que demonstrou, por sua postura ofensiva que, ainda não havia desistido da classificação. Apesar de sofrerem um susto logo aos seis minutos, em chute perigoso de Gaitán, os holandeses fizeram o que o técnico Fred Rutten havia pedido, e não demoraram a marcar o primeiro gol. Com muita velocidade, o PSV puxou contra-ataque pela direita com Lens, que olhou para a área e cruzou na medida para Dzsudzsak, no segundo pau, concluir para o fundo das redes, aos 17min de jogo.

Com a vantagem no placar, a euforia dos torcedores holandeses empurrou o PSV ao campo de ataque, e o time continuou em um ritmo acelerado. Exemplificando essa característica, Lens arrancou com velocidade pela esquerda e chutou para o gol. Na sequência, o goleiro Roberto conseguiu a defesa, mas a bola voltou para o mesmo atacante holandês concluir para as redes, desta vez sem chances para os portugueses.

Poucos minutos depois, o PSV quase chegou ao gol que lhe daria a classificação momentânea, mas Dzsudzsak foi surpreendido pela boa saída de gol do arqueiro Roberto.

  Quando parecia que o placar de 2 a 0 seria mantido ao término do primeiro tempo, o Benfica, que seguia pressionado pelo adversário, obteve um grande alívio. Já nos acréscimos, após bola alçada na grande área, o goleiro Isaksson saiu mal do gol e deixou a bola nos pés do zagueiro Luisão. Com categoria, o brasileiro dominou e acertou um lindo voleio no ângulo esquerdo. Caprichosamente, a bola encobriu os defensores do PSV e ainda bateu no travessão antes de ir parar no fundo das redes.

No segundo tempo, o desempenho do PSV caiu e o Benfica passou a criar chances para definir de vez a classificação. Aos 14min, Isaksson fez grande defesa após finalização de Gaitán. Em seguida, Luisão quase fez o seu segundo tento no jogo em cabeçada perigosa.

  Pouco tempo depois, o Benfica teve a chance que queria para acabar de vez com as esperanças do PSV. Em jogada pela esquerda, César Peixoto sofreu pênalti claro em entrada de carrinho do zagueiro brasileiro Marcelo. Na cobrança da penalidade, aos 18min, o atacante Óscar Cardozo bateu no meio do gol e surpreendeu o arqueio Isaksson, que caiu para o lado direito.

Com o empate, o PSV teria de fazer mais quatro gols e não sofrer nenhum para conseguir a vaga para as semifinais. No entanto, o desânimo dos holandeses era visível dentro de campo e, mesmo com alguns chutes a gol, ficou nítido que a equipe que seguiria na Liga Europa seria o Benfica.

Com informações da Gazeta Esportiva

Nenhum comentário