Header Ads

test

Alecsandro marca dois e comanda virada do Vasco sobre Flu em clássico turbulento

Alecsandro faz careta para comemorar um de seus dois gols na vitória sobre o Fluminense. Foto: Livia Villas Boas/Agif/Gazeta Press

Alecsandro faz careta para comemorar um de seus dois gols na vitória sobre o Fluminense
Foto: Livia Villas Boas/Agif/Gazeta Press

Uma grande virada no segundo tempo tornou o Vasco o primeiro classificado à semifinal da Taça Guanabara do Campeonato Carioca de 2012. Jogando no Estádio Engenhão neste domingo, a equipe contou com dois gols do atacante Alecsandro e venceu por 2 a 1 para manter o tabu do Fluminense, que segue sem ganhar clássicos estaduais desde novembro de 2010 e já não depende mais de suas forças para avançar à próxima fase.

  O resultado classifica o Vasco à semifinal da Taça Guanabara. O time manteve o 100% de aproveitamento nas cinco primeiras rodadas da competição e com 15 pontos segue na liderança do Grupo B.

Na mesma chave, o Fluminense se complicou com a derrota, que o leva a permanecer na quinta posição. A equipe soma sete pontos e não depende mais de suas próprias forças para chegar à próxima etapa do primeiro turno: tem quatro pontos de desvantagem para o Boavista, que tem uma partida a mais e no momento ficaria com a segunda vaga disponível para a semi.

No meio de semana, o Vasco terá pela frente o Volta Redonda, em São Januário. Já o Fluminense vai até Campos para encarar o Americano.

O jogo

O Vasco entrou em campo sem Juninho, poupado após participar da derrota da equipe na estreia da Copa Libertadores da América, para o Nacional, do Uruguai, na última quarta-feira. Também sem contar com o volante Allan, lesionado, o técnico Cristóvão Borges surpreendeu ao escalar Chaparro e Bernardo entre seus titulares.

Já o Fluminense foi a campo com Wagner na reserva e Thiago Neves e Deco como titulares. A dupla deu resultado logo aos 7min do primeiro tempo, quando Thiago Neves tabelou com Deco e finalizou com precisão da entrada de área, no canto esquerdo de Prass. Foi o primeiro gol do ex-meia do Flamengo desde o retorno ao Fluminense, clube que já havia defendido entre 2007 e 2008 e em 2009.

A partida começou em ritmo acelerado, com o Vasco tendo a primeira chance logo no primeiro minuto. Bernardo arriscou de longe e obrigou Diego Cavalieri a espalmar paea tirar o perigo. A resposta do Fluminense veio no lance seguinte. Thiago neves também tentou de longe, mas a bola foi a direita do gol de Fernando Prass.

Com as duas equipes abertas, os cruzmaltinos chegaram novamente com perigo aos 3min. Diego Souza lançou Alecsandro, que finalizou de primeria, mas para fácil defesa para o arqueiro tricolor.

No entanto, quem abriu o placar foi o Fluminense, aos 7min. Thiago Neves tabelou com Deco, recebeu na área e acertou belo chute a esquerda de Fernando Prass, que nada pode fazer para impedir o gol. Foi o primeiro gol do ex-meia do Flamengo desde o retorno ao clube que já havia defendido entre 2007 e 2008 e em 2009.

Após o gol, o Fluminense diminuiu o ritmo e viu o Vasco errar muito nos passes. Com isso, os tricolores não sofreram qualquer pressão, mas também não ameaçavam o gol cruzmaltino. Chance de gol só aconteceu aos 34min, em contra-ataque rápido. Fred cruzou pela direita, Dedé escorregou e Deco finalizou para grande defesa de Fernando Prass.

Nos minutos finais, o Vasco tentou buscar o ataque com mais ênfase, mas não conseguiu criar boas chances para chegar ao empate. Melhor em campo, o Fluminense seguiu mais organizado em campo e foi para o intervalo com a vantagem no placar no Engenhão.

Depois do intervalo, o Vasco voltou a campo com o atacante Willian Barbio no lugar do meia Chaparro, mudança que deslocou Diego Souza para a armação e melhorou o rendimento do time. Na primeira boa oportunidade, o time chegou ao empate, aos 15min. Fagner cruzou pela direita e achou Alecsandro livre na pequena área para escorar e tirar de Diego Cavalieri.

Após o gol, o Vasco melhorou em campo e passou a ter o domínio e quase virou o jogo aos 22min. Depois de uma blitz cruzmaltina, Diego Souza achou Alecsandro na pequena área. O atacante finalizou sozinho, mas Diego Cavalieri fez milagre e salvou o Fluminense.

A partida ficou aberta, com as duas equipes buscando o ataque. Só que quem marcou foi o Vasco, aos 32min. Em cobrança de escanteio de Bernardo, Alecsandro se antecipou a zaga e cabeceou para a rede tricolor para virar o confronto no Engenhão.

Depois da virada, o Vasco passou a tocar melhor e explorar os contra-ataques. Muito nervoso com a arbitragem, o Fluminense errava muito e teve o volante Edinho expulso nos minutos finais por reclamação. Para piorar, antes do fim, o atacante Fred foi o segundo jogador a receber cartão vermelho. Com dois a mais em campo, os cruzmaltinos administraram o resultado até o apito final.

 

Terra

Nenhum comentário