Á espera de Luxa, Grêmio bate Inter em pleno Beira-Rio e avança às semis do Gauchão
Kleber fez gol decisivo e ajudou a classificar o time tricolor às semifinais da Taça Piratini
Foto: Edu Andrade/Gazeta Press
Crise e técnico interino de um lado, melhor time da fase de classificação da Taça Piratini do outro. O extracampo não subiu ao Estádio Beira-Rio, nesta quarta-feira, onde o Gre-Nal 391 decidiu, precocemente, os destinos dos rivais já nas quartas de final do primeiro turno do Campeonato Gaúcho. Melhor para o Grêmio, que venceu por 2 a 1, eliminou o rival e deixou a situação mais cômoda para o treinador Vanderlei Luxemburgo, contratado nesta semana para o lugar de Caio Júnior.
Avançando às semifinais do Estadual, o time tricolor enfrentará o Caxias, que venceu o São José também nesta quarta. Sem chances de chegar ao título, o Inter precisará vencer o segundo turno para seguir sonhando em vencer o Gaúcho.
Depois de fechar o treino após a demissão do técnico Caio Júnior, o Grêmio entrou no Beira-Rio com seis mudanças em relação à equipe que perdeu do São José, na última rodada da fase de classificação do Estadual. O interino Roger Machado improvisou Gilberto Silva na zaga, formando o meio-campo com três volantes (Fernando, Léo Gago e Souza).
Já o Inter manteve a palavra e escalou o meia Oscar, que em decisão recente do TRT-SP perdeu instância da batalha jurídica com o São Paulo, na qual foi determinado que voltasse ao clube paulista para cumprir contrato assinado em 2007. Por isso, o eterno rival já prometeu entrar com representação no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RS).
O jogo
Mesmo com um time teoricamente mais robusto defensivamente e jogando na casa do rival, o Grêmio começou o jogo em cima do rival. Logo aos 7min, Léo Gago fez jogada na esquerda e cruzou na cabeça de Gilberto Silva, que mandou bola rente ao poste. E o jogo de pressão do time tricolor deu resultado aos 17min, quando Marco Antônio executou boa cobrança de falta da esquerda, que Muriel espalmou para a entrada da área. Léo Gago chutou de primeira, a bola explodiu na trave esquerda, bateu nas costas do camisa 1 e morreu mansamente nas redes.
Com a desvantagem, o time da casa logo foi para cima, depois de perder boa chance com Oscar, aos 22min. Cinco minutos depois, Leandro Damião incendiaria o Gre-Nal em jogada iniciada pelo companheiro de ataque Dagoberto, que roubou a bola na defesa, avançou pelo meio da zaga e faz ótimo passe para o centroavante, que empatou ao tocar na saída de Victor: 1 a 1.
Após o placar igualado, o Grêmio voltou à carga e criou mais duas boas chances, com Kleber, aos 34min, e Marco Antônio, pouco antes do intervalo. Ambas assustaram o torcedor do clube da casa, já que passaram próximas à meta do Inter.
A segunda etapa começou mais truncada e com menos chances de gol, apesar da bola ficar por mais tempo nos pés gremistas, que criaram boa portunidade com Kleber, que chutou rasteiro da entrada da área, à direita do gol de Muriel.
E depois de tanto insistir, o camisa 30 acabou recompensado. Marco Antônio enfiou bola no miolo da zaga do Inter. Frente a frente com o arqueiro rival, dele ajeitou o corpo para chapar a bola e colocar o Grêmio novamente em vantagem, aos 20min.
Se no ataque Kleber criou as melhores tramas gremistas, na defesa, o capitão Victor fez sua parte e evitou gol certo, quando João Paulo alçou bola da esquerda e Leandro Damião desviou para bela defesa. A zaga gremista pegou a sobra e afastou o perigo, aos 40min. Já nos acréscimos, Oscar recebeu bola dentro da área, com liberdade, desperdiçar a chance derradeira.
Pouco antes, em bola alçada na área, a cabeçada bateu no braço do lateral direito Gabriel, mas o árbitro não marcou a penalidade para a irritação dos jogadores do Inter e do técnico Dorival Júnior, que acabou expulso.
Terra
Post a Comment