Adebayor marca dois, Real atropela Tottenham e se aproxima das semis na Champions
Adebayor marcou duas vezes na vitória do Real Madrid
Com atuação de gala do togolês Emmanuel Adebayor, o Real Madrid colocou um pé na semifinal da Liga dos Campeões nesta terça-feira. Atuando no Santiago Bernabéu, a equipe espanhola passeou contra o Tottenham e venceu por 4 a 0, contando com dois gols do centroavante africano, um de Di María e outro de Cristiano Ronaldo. A missão da equipe da casa ficou ainda mais fácil porque Peter Crouch foi expulso ainda no início do jogo, garantindo a superioridade numérica.
O confronto direto será na próxima terça, em Londres, e o time de Madri tem vasta vantagem para a classificação. O Tottenham precisa derrotar o Real Madrid por ao menos 4 a 0 para levar a decisão aos pênaltis. Caso o time espanhol faça um gol na Inglaterra, a equipe londrina precisará marcar seis vezes. O vencedor deste duelo enfrenta quem avançar do confronto entre Barcelona e Shakhtar Donetsk.
Depois do desastroso jogo do último sábado com o Sporting Gijón, que o Real foi derrotado em casa (partida que marcou o fim do tabu de mais de 150 jogos sem derrota de José Mourinho como anfitrião) e viu o Barcelona abrir oito pontos na ponta do Campeonato Espanhol, o técnico acelerou o retorno de Cristiano Ronaldo e Marcelo, ainda não totalmente recuperados de lesão.
Com isso, o trio armador do Real foi novamente composto por Cristiano Ronaldo, Ozil e Di María, com Adebayor de centroavante, já que Benzema segue fora por um estiramento. Recuperados de problemas físicos, Kaká e Higuaín ficaram como opção no banco.
O Tottenham, por sua vez, veio com uma escalação cautelosa para o Santiago Bernabéu em relação às partidas com o Milan, pelas oitavas de final. Modric, Sandro, Jenas e Bale formaram uma linha de quatro forte no meio de campo, em que o recuperado Bale foi responsável por atacar mais.
Lennon, responsável pelas jogadas pela direita, foi vetado minutos antes da partida, ao sentir lesão durante aquecimento. No ataque, Crouch foi o único centroavante, contando com o apoio de Van der Vaart.
O jogo
Em entrevista na última terça-feira, José Mourinho se mostrou estranhamente modesto, afirmando que o empate em casa seria um bom resultado para o Real Madrid. Os primeiros minutos mostraram que isto foi possivelmente jogo de cena do português, uma vez que a equipe espanhola atacou desde o instante inicial.
Com apenas 4min, o placar já foi alterado. Em cobrança de escanteio de Ozil, Adebayor cabeceou e venceu o goleiro Gomes, que ainda foi atrapalhado por seu companheiro de equipe, Modric, que estava na segunda trave. O cenário animou o Real que, usando Cristiano Ronaldo e Di María, atacava usando as alas.
Para melhorar ainda mais o panorama da partida para o time da casa, Crouch recebeu o segundo cartão amarelo aos 15min por falta dura em Marcelo. Sem centroavante, o Tottenham, que já pouco saía de seu campo de defesa, passou a ter ainda mais dificuldades de ameaçar a defesa espanhola.
Os poucos lances ofensivos do time inglês vinham com Van der Vaart, como em cobrança de falta aos 22min que foi facilmente defendido por Casillas. Sete minutos depois, Bale fez grande jogada pela esquerda, mas, atrapalhado por Pepe, finalizou à esquerda do gol do Real Madrid.
Com o passar dos minutos, mesmo com um jogador a menos, o Tottenham conseguiu deixar o jogo mais equilibrado. Aos 41min, o Real Madrid pediu pênalti após chute de Di María que acertou os braços de Dawson, mas a arbitragem não viu infração.
Segundo tempo
O Real Madrid voltou do intervalo com uma postura ofensiva, apertando o Tottenham em seu campo de defesa. Aos 3min, a defesa inglesa abriu e Cristiano Ronaldo teve chance de finalizar, mas o arremate saiu pela linha de fundo, perto da trave direita. O time visitante ameaçou aos 7min, em jogada de Bale, mas Sergio Ramos cortou a finalização.
A estrela de Adebayor brilhou mais uma vez aos 9min. Em nova jogada de escanteio, Cristiano Ronaldo tocou para Marcelo e o brasileiro cruzou na cabeça do togolês, que apenas completou. Com o placar mais confortável, Mourinho reforçou a marcação no meio de campo, sacando Khedira e lançando Lass Diarra ao jogo.
Aos 20min, Adebayor ficou perto de marcar seu terceiro gol em novo cabeceio, mas desta vez Gomes fez boa defesa. Seis minutos depois, o brasileiro não evitou. Di María chutou de longe e acertou um golaço, mandando a bola cruzada no ângulo direito do gol do Tottenham. A partida ficou tão tranquila que Mourinho até promoveu o retorno de Kaká, substituindo Di María.
Com pouco tempo para jogar, o brasileiro tentou jogada ofensiva aos 36min, avançando contra a marcação do Tottenham, mas foi desarmado por Dawson. Kaká, porém, participou do quarto gol do Real. O meia deu grande passe para Cristiano Ronaldo que finalizou de primeira e contou com a colaboração de Gomes para encerrar o marcador.
Fonte: Terra.com
Post a Comment