Estrelas sucumbem, e Zâmbia faz história ao conquistar a CAN pela 1ª vez
As principais estrelas da favorita Costa do Marfim falharam na grande final, e Zâmbia sagrou-se campeã da Copa Africana de Nações pela primeira vez na história, em uma final emocionante. Após empate por 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, os zambianos venceram na decisão por pênaltis, por 8 a 7, neste domingo, em Libreville, no Gabão.
Durante os 90 minutos, o atacante Didier Drogba, do Chelsea, perdeu um pênalti. Nas cobranças decisivas, foi a vez de Kolo Touré, do Manchester City, e de Gervinho, do Arsenal, também desperdiçarem para os marfinenses. O autor do gol que garantiu a taça histórica para Zâmbia foi Sunzu.
Por coincidência, Zâmbia conseguiu o seu primeiro título do continente justamente no lugar onde aconteceu uma tragédia há 19 anos. Em 1993, um desastre aéreo matou 18 jogadores de uma promissora seleção zambiana. O avião caiu no Oceano Atlântico a cerca de 500 metros da cidade de Libreville, palco do jogo decisivo deste ano.
Até então, os melhores resultados dos zambianos na Copa Africana tinha sido nas edições de 1974 e 1994, quando ficaram com o vice-campeonato, após derrotas para Zaire e Nigéria, respectivamente.
Jogadores de Zâmbia comemoram título inédito na Copa Africana
Crédito da imagem: Reuters
Na campanha vitoriosa de 2012, seleção de Zâmbia venceu Senegal e Guiné Equatorial e empatou com a Líbia na primeira fase. Nas quartas, passou pelo Sudão e eliminou a favorita Gana na semifinal, antes de superar a Costa do Marfim na decisão. A equipe tem apenas um jogador no elenco que atua em times da primeira divisão da Europa, Emmanuel Mayuka, que defende o Young Boys, da Suíça. Dos 23 convocados, 18 jogam em clubes da África.
Já Costa do Marfim com astros internacionais como Drogba, Touré, Gervinho, Kalou, entre outros, tinha feito uma campanha perfeita até a decisão, com cinco vitórias em cinco jogos e nenhum gol sofrido.
O jogo - A partida foi equilibrada durante os 90 minutos iniciais, embora a Costa do Marfim tenha sido superior em alguns momentos, principalmente quando conseguia acionar os atacantes Didier Drogba e Gervinho.
Foram justamente os dois jogadores que atuam no futebol inglês os protagonistas da melhor chance da Costa do Marfim na partida. Gervinho, do Arsenal, foi derrubado dentro da área e o árbitro marcou pênalti, batido por Drogba, do Chelsea, que chutou forte, mas a bola saiu por cima do travessão, aos 25 minutos da segudna etapa.
Nos últimos minutos da partida, a equipe de uniforme laranja pressionou bastante e Drogba parecia disposto a se redimir pelo pênalti perdido. A prorrogação teve início da mesma forma que o jogo terminou, com a Costa do Marfim à frente saindo bastante e dando trabalho ao goleiro Mweene, da Zâmbia.
A Costa do Marfim diminuiu o ritmo na segunda parte da prorrogação e a seleção da Zâmbia começou a chegar mais à zona ofensiva, embora sem eficiência, levando a partida para a decisão por pênaltis.
As duas seleções converteram as sete primeiras cobranças. Aí, duas das maiores estrelas da Costa do Marfim falharam. Kolo Touré desperdiçou sua chance, mas Kalaba também errou na sequência. Depois, foi a vez do marfinense Gervinho chutar para fora. E Sunzu marcou, definindo o título de Zâmbia.
ESPN
Post a Comment