Benfica bate Zenit e avança na Champions
Depois da dolorosa derrota para o Porto, que praticamente decidiu o Campeonato Português, em casa, na última sexta-feira, o Benfica se reabilitou do revés no clássico e bateu o Zenit nesta terça-feira por 2 a 0, no Estádio da Luz e se classificou para as quartas de final da Uefa Champions League.
Os russos haviam vencido a partida de ida, em São Petesburgo, por 3 a 2. O Benfica levou a melhor no confronto e avançou às quartas de final da competição europeia com um gol de Maxi Pereira aos 45 minutos do primeiro tempo e outro de Nelson Oliveira, nos acréscimos do jogo. O brasileiro Bruno César foi fundamental para o time da casa e contribuiu com uma assistência.
Com este resultado, o Benfica volta às quartas de final da Champions depois de seis anos. Em 2006, a equipe portuguesa foi eliminada pelo Barcelona, que viria a ser o campeão do torneio. O adversário do time luso será definido no sorteio na sexta-feira da próxima semana.
Bicampeão da Champions League (1961, 1962), o Benfica não chega na final do torneio continental desde 1990, quando perdeu a grande decisão para o Milan.
O jogo
O time mandante começou em cima e o cenário não mudou durante todo o primeiro tempo. O Zenit se limitava a se defender enquanto o Benfica tinha o domínio da posse de bola, mas custava a criar chances de início. A primeira chance relevante veio em chute de Bruno César pela direita, bem defendido por Malafeev. Maxi Pereira ainda fez um cruzamento perigoso após bom passe de Gaitán aos 19 minutos, mas ninguém conseguiu completar para o gol. Um chute de Bruno César pela direita voltou a levar perigo aos 38 minutos, passando por cima do gol.
O Zenit chegou a assustar aos 41 minutos, quando Luisão falhou, Shirokov recebeu com Artur adiantado e tentou chutar colocado, mas o goleiro acabou se recuperando no lance. Três minutos depois, o gol do Benfica: Witsel recebe passe de Bruno César na pequena área e chuta. Malafeev defende, mas a bola volta para o belga, que passa de calcanhar para Maxi Pereira, na área. O uruguaio mandou para as redes com o goleiro caído e repetiu seu feito do jogo de ida das oitavas de final, quando também abriu o placar. O Benfica ainda teve chance de ampliar aos 48 minutos, quando Cardozo escorou para Rodrigo após cruzamento de Gaitán, mas o brasileiro naturalizado espanhol não alcançou a bola.
A postura dos visitantes mudou completamente no segundo tempo. O time russo passou a buscar o jogo e tentar manter a posse de bola, o que também abriu espaço para o Benfica utilizar seus rápidos contra-ataques. Em escanteio gerado por contra-ataque efetuado por Witsel, Rodrigo apareceu na pequena área para cabecear cobrança de Bruno César aos 10 minutos. A bola passou raspando à direita do gol.
Cardozo, que esteve sumido na partida, apareceu aos 23 minutos, mas não do jeito que gostaria. O paraguaio perdeu chance incrível, recebendo a bola na área sozinho em frente ao goleiro após erro da zaga do Zenit e tocando a bola à esquerda do gol.
Os visitantes iam atrás do resultado, mas abusavam dos cruzamentos pela esquerda. Bruno César rolou para a chegada de Cardozo na área aos 28 minutos. O atacante bateu forte e só não deixou o seu por boa defesa de Malafeev. O Zenit teve uma última chance aos 45 minutos, quando Fayzulin bateu de fora da área e mandou à esquerda do gol. Dois minutos depois, Nélson Oliveira, que havia entrado no lugar de Cardozo, matou o jogo. Bruno César voltou a participar do gol, dessa vez no último passe, puxando contra-ataque e passando para Nélson na área, que concluiu para o gol.
Post a Comment