Julio César falha no fim e Inter perde para o Bayern em Milão
O goleiro brasileiro cometeu uma falha nos instantes finais de partida e complicou a Inter no torneio
A repetição da final da Liga dos Campeões da Uefa de 2010, dispurada em Madri, terminou com um vencedor diferente. Nesta quarta-feira, no Estádio Giuseppe Meazza, a Inter de Milão, equipe comandada pelo técnico brasileiro Leonardo, apresentou grande fragilidade ofensiva e acabou derrotada por 1 a 0 pelo Bayern de Munique, na primeira partida válida pelas oitavas de final da principal competição europeia.
E a vitória deu-se por intermédio de uma falha do brasileiro Julio Cesar. Aos 44min, o holandês Arjen Robben soltou uma pancada de fora da área e viu o goleiro soltar a bola nos pés de Mario Gomez. Artilheiro do Campeonato Alemão com 18 gols, o centroavante teve apenas o trabalho de empurrar para as redes e assegurar o resultado que aproxima o time de Louis Van Gaal das quartas de final da competição.
Ao contrário do duelo que decidiu a Liga dos Campeões na temporada passada, o Bayern de Munique dominou a partida. Com a presença do francês Franck Ribéry, desfalque no confronto final do ano passado, o time alemão apresentou uma postura muito madura, controlou a posse de bola e criou as principais oportunidades de um jogo bem movimentado.
A Inter de Milão, por outro lado, entrou cautelosa dentro de campo e acabou pecando ofensivamente. Com somente o camaronês Samuel Eto'o no ataque, o time comandado por Leonardo dependeu demais do camisa 9 para assustar a defesa alemã, que contou com grandes atuações dos brasileiros Breno, ex-São Paulo, e Luiz Gustavo, ex-Hoffenheim.
O resultado na Itália permite ao Bayern de Munique jogar pelo empate no confronto de volta, que será disputado na Allianz Arena. A Inter, atual campeã europeia, precisará de uma vitória por dois gols de diferença - ou por um tento, desde que seja por 2 a 1 ou mais - para manter o sonho do inédito bicampeonato - na nova fase do torneio, disputada desde 1992, jamais uma equipe venceu a Liga dos Campeões por duas vezes consecutivas.
O confronto na Alemanha será disputado no dia 15 de março. Antes disso, as duas equipes se voltam para os campeonatos nacionais. Com chances quase nulas de título, o Bayern de Munique recebe neste sábado o líder Borussia Dortmund. A Inter, derrotada pela terceira vez sob o comando de Leonardo, buscará a reabilitação no domingo, diante da Sampdoria.
O jogo
Cercado por expectativas, o duelo que colocou frente à frente os dois finalistas da última temporada começou completamente diferente do duelo em Madri, que decretou a Inter de Milão como campeã continental. Com Robben e Ribéry em campo, o Bayern iniciou o duelo dominando a posse de bola e controlando o ritmo do adversário italiano.
No entanto, a formação apresentada por Leonardo nesta quarta-feira, a qual previa uma Inter bem postada no meio-campo com Thiago Motta, Javier Zanetti e Esteban Cambiasso, impedia o Bayern de criar uma ameaça a Julio Cesar. Sem espaço, o time alemão criou a alternativa básica: chutar de longe. Aos 15min, o brasileiro Luis Gustavo tentou, e assustou o goleiro compatriota.
A chance de gol dos visitantes, enfim, acordou a equipe comandada por Leonardo. A Inter de Milão, muito acuada para quem possuía a obrigação de vencer a partida dentro de casa, respondeu ais 21min. O camaronês Samuel Eto'o disparou um forte chute e viu o goleiro Kraft evitar o gol com uma defesa maravilhosa.
Ao contrário da Inter, o Bayern, mesmo visitante, seguia controlando o ritmo de jogo e respondeu à oportunidade italiana no lance seguinte. Após cruzamento de Arjen Robben pela esquerda, o francês Franck Ribéry antecipou à defesa rival, conseguiu o desvio de cabeça e acertou o travessão de Julio Cesar.
O forte ritmo imposto pelo Bayern de Munique se manteve até o final da primeira etapa. Aos 27min, a equipe visitante criou outra chance clara de gol para justamente o artilheiro da equipe no Campeonato Alemão. Autor de 18 tentos no torneio nacional, Mario Gomez recebeu completamente livre dentro da área, mas isolou a finalização.
As jogadas coletivas do Bayern envolviam a Inter. As jogadas individuais de Eto'o, por outro lado, envolviam o Bayern. Aos 32min, novamente o camaronês obrigou Kraft a fazer grande defesa para evitar o gol germânico.
A alta qualidade das equipes manteve o ótimo nível de espetáculo na segunda etapa. Ligeiramente melhor durante o tempo inicial, o Bayern de Munique criou a primeira oportunidade aos 7min, quando Robben deu uma grande arrancada para o lado direito, invadiu a área e carimbou a trave de Julio Cesar.
O susto na defesa novamente acordou a Inter, que respondia a cada chance perdida pelo Bayern. Aos 11min, Eto'o, principal atleta do clube italiano na partida, arriscou da entrada da área e forçou Kraft a espalmar. No rebote, Cambiasso, completamente livre dentro da área, isolou a melhor chance da equipe do técnico brasileiro Leonardo na partida até então.
Aos poucos, o cansaço passou a atrapalhar o rendimento das equipes dentro do gramado do Giuseppe Meazza. O Bayern, anteriormente aplicado na velocidade e habilidade de Ribéry e Robben, comportou-se de forma mais cautelosa, apenas buscando minuciosos contra-ataques. A Inter, sem chegada ofensiva, tentou uma pressão para obter vantagem, mas, sem sucesso.
O Bayern de Munique, justamente utilizando a estratégia do contra-ataque, acabou premiado pela melhor atuação aos 44min do segundo tempo. Robben, em excelente noite, arriscou de fora da área e viu Julio Cesar soltar a bola. No rebote, o oportunista Mario Gomez, atento ao vacilo do brasileiro, estufou as redes italianas e aproximou os alemães das quartas de final da Liga dos Campeões da Europa.
Fonte: Terra.com
Post a Comment