Taça Guanabara terá os quatro grandes nas semis
Gigante da Colina e Tricolor duelam no sábado de carnaval; Rubro-Negro e Alvinegro disputam na Quarta-Feira de Cinzas a última vaga na final do turno
A fantasia de zebra não terá vez no carnaval carioca. Com a goleada do Botafogo sobre o Resende, os quatro grandes clubes do Rio estão classificados para a fase decisiva da Taça Guanabara. O Alvinegro se junta, assim, ao bloco dos semifinalistas, que já contava com Flamengo, Fluminense e Vasco.
A primeira partida será entre Vasco e Fluminense, dia 13, sábado de carnaval, às 17h (de Brasília), no Maracanã. O outro finalista será conhecido na Quarta-Feira de Cinzas, dia 17, quando Flamengo e Botafogo se enfrentam, às 21h50m, também no "Maior do Mundo".
Rivalidade entre Alvinegro e Rubro-Negro ganha mais um capítulo
O Flamengo garantiu o primeiro lugar no Grupo A ao vencer o Boavista por 2 a 1, em Volta Redonda. Muito desfalcado, inclusive sem Adriano e Vagner Love, o Rubro-Negro ganhou com gols de Bruno Mezenga e Kleberson - Edson descontou. Já seu adversário, o Botafogo, levou um susto ao sofrer um gol do Resende aos 20 segundos de jogo. Mas em tarde inspirada de Loco Abreu, autor de três gols de cabeça, goleou por 5 a 2 e assegurou seu lugar - e nem precisava tanto, uma vez que o Madureira empatou com o Vasco, e o Glorioso chegaria à semifinal mesmo se tivesse sido derrotado.
O duelo traz novamente à tona a rivalidade entre os clubes. Nos últimos três anos, os dois escreveram várias páginas decisivas no Campeonato Carioca, e o Rubro-Negro leva grande vantagem sobre o Alvinegro. A equipe de General Severiano chegou à final dos quatro últimos estaduais, mas levou a taça apenas em 2006, quando enfrentou o Madureira. Contra o Flamengo, foi vice-campeão em 2007, 2008 e 2009 - no primeiro e no último, o título foi decidido apenas nos pênaltis, depois de quatro empates em 2 a 2 (dois em cada ano).
Confrontos de caráter decisivo também marcaram presença nos turnos, e o Flamengo comemorou as duas decisões. Em 2008, levou a Taça Guanabara ao vencer por 2 a 1, e ano passado impediu que o Botafogo fosse campeão sem a necessidade das finais do Carioca, conquistando a Taça Rio ao superar o rival por 1 a 0. O Alvinegro só levou a melhor na única semifinal recente, justamente da Taça Guanabara, em 2008. Vitória por 3 a 0.
Em semifinais, vantagem do Tricolor sobre o Clube da Colina
O Vasco entrou em campo neste domingo em busca da manutenção do aproveitamento de 100% no Estadual, uma vez que a primeira colocação do Grupo B estava praticamente garantida - mesmo em caso de derrota, era improvável que o Botafogo tirasse a diferença no saldo (o Gigante começou a rodada com 16 gols positivos, e o Alvinegro, com dois). Mas a equipe comandada por Vagner Mancini empatou em 2 a 2 com o Madureira, em São Januário, resultado que ainda assim ratificou a melhor campanha até o mata-mata.
Enquanto o time da Colina jogou desfalcada de apenas dois titulares, Carlos Alberto e Márcio Careca, o Fluminense, igualmente garantido nas semifinais, optou por escalar um mistão para enfrentar o Olaria no Engenhão. No fim, o empate sem gols não mudou em nada a situação do Tricolor na tabela, mas o seu desempenho na fase de classificação acabou sendo o pior entre os quatro principais clubes cariocas.
Vasco e Fluminense têm, nos últimos anos, um tímido histórico de jogos decisivos no Campeonato Carioca. Depois da decisão do Estadual de 2003, conquistado pelos cruzmaltinos com vitórias por 2 a 1 nos dois jogos finais, as equipes voltaram a se enfrentar apenas nas semifinais da Taça Rio em 2006 e 2008. Em ambas deu Tricolor, e nos pênaltis após empates em 1 a 1. Na primeira disputa, a equipe de Laranjeiras fez 8 a 7, e na segunda, 5 a 4.
Fonte: Globoesporte Portal: Fut-Interativo
Post a Comment