Header Ads

test

CAS aumenta pena e Jóbson só volta ao futebol em Março de 2012

Atacante foi apanhado duas vezes no antidoping com crack em 2009, nos jogos contra o Palmeiras e o Coritiba

Jobson (Foto: Paulo Sérgio)

Jobson está fora dos gramados até o dia 12 de março de 2012 (Foto: Paulo Sérgio)

  O atacante Jobson está fora dos gramados até o dia 6 de março de 2012. A Corte Arbitral do Esporte decidiu nesta quarta-feira aumentar a suspensão de Jobson para um ano – dos quais seis meses já foram cumpridos - pelo uso de crack. O tribunal adotou uma posição intermediária, entre a posição da defesa do jogador, que pedia a liberação imediada do atleta, e a da Agência Mundial Antidoping (Wada), que pediu dois anos de suspensão.

    Jobson foi apanhado duas vezes no antidoping com crack em 2009, nos jogos contra o Palmeiras e o Coritiba. Inicialmente ele foi punido com dois anos de suspensçao. Mas julgado novamente pelo STJD, que reduziu a pena para seis meses. Na época, o jogador admitiu dependência da droga e prometeu que iria se tratar.

No entanto, a Wada não aceitou o resultado, julgando a pena muito branda. E recorreu ao CAS. No novo julgamento, em Lausanne, na Suíça, realizado no dia 21 de junho deste ano, a defesa - formada pelos advogados Bichara Neto, Carlos Portinho e Marcos Motta - levantou a tese de que o Código Mundial Antidoping era omisso em relação à questão da dependência química.

Entenda como a Corte do Esporte tratou o caso Jobson, segundo o relato dos advogados de defesa:

A Corte Arbitral do Esporte acolheu os pedidos da Agência Mundial Antidoping (Wada), que queria dois anos de suspensão, e da defesa do jogador, que pediu no máximo mais seis meses de gancho. Sendo assim, a CAS, considerando todo o desenrolar da história (desde a coleta do material para o exame antidoping, a demora na notificação da Fifa sobre a condenação, e por conseguinte o comunicado à Wada da punição inicial), tomou como base para contar os dois anos de suspensão o dia 6 de setembro de 2010 e descontar o tempo de espera do jogador. O precedente foi o mesmo usado no caso do atacante Dodô, defendido pelo mesmo grupo de advogados.

Desta forma, a seguinte equação explica a data do fim do gancho: 6 de março de 2012.

- Início da punição de dois anos: 6 de setembro de 2010.

- Fim da da punição de dois anos: 6 de setembro de 2012.

Com o desconto de 6 meses, já cumpridos pelo jogador, a data final é 6 de março de 2012.

 

Lancepress

Nenhum comentário