Classificação Santa
Santa Cruz vence Botafogo nos acréscimos em pleno Engenhão e, se classifica para a próxima fase da Copa do Brasil. Fim de sonho para o alvinegro
Alguns podem até achar que é uma típica mentira do dia 1 de abril, mas não foi nada disso, em pleno Engenhão, o Botafogo recebeu o Santa Cruz e podia até empatar, que mesmo assim avançava para as oitavas de final. No entanto, o Santa Cruz não se importou com a torcida e, nem com o resultado árduo de ser revertido e, com um gol no fim do jogo, conseguiu uma classificação heróica, vencendo o alvinegro pelo placar 3 a 2.
Na próxima fase da Copa do Brasil, a Cobra Coral encara o Atlético-Go, que também teve bastante trabalho para se classificar, despachando o Bahia. Já o Botafogo terá que se contentar com a Taça Rio, o próximo compromisso do Glorioso na competição é contra o Bangu, mas apenas para cumprir tabela, pois já está classificado para às semis do torneio.
O jogo
O Botafogo começou a partida tocando a bola sem muita pressa enquanto o Santa Cruz, necessitando da vitória, partiu logo para o ataque. E aos cinco minutos a torcida alvinegra tomou o primeiro susto quando Eduardo perdeu a bola na entrada da área para Joelson que tentou deslocar o goleiro Jefferson que evitou o gol, desviando a bola para escanteio.
Aos sete minutos, o Tricolor pernambucano abriu o marcador em falha do goleiro Jefferson que não conseguiu defender o chute de Léo da intermediária.
A torcida botafoguense começou a vaiar as jogadas erradas da equipe e o meia Eduardo passou a ser o principal alvo dos protestos. O time de Joel Santana tinha dificuldade de se arrumar em campo porque Lúcio Flávio se mostrava ausente e obrigava Herrera a recuar muito para buscar o jogo. Aos 12 minutos, o Santa Cruz quase ampliou em jogada de Brasão que recebeu na área, se livrou da marcação e chutou forte para boa defesa de Jefferson.
O Botafogo só construiu sua primeira chance aos 17 minutos quando Lúcio Flávio descobriu Fahel livre na grande área, mas o chute do volante foi parar na lateral esquerda.
Aos 20 minutos, o Botafogo chegou ao empate em bonita jogada. Loco Abreu recebeu dentro da grande área e tocou de calcanhar para Lúcio Flávio que cruzou rasteiro e Herrera, de carrinho, empurrou para as redes.
O jogo ficou mais aberto com os dois times procurando o desempate e foi o Santa Cruz que ameaçou em chute de Léo que obrigou o goleiro Jefferson a espalmar para escanteio. Dois minutos depois, o Tricolor pernambucano voltou a ameaçar em chute forte de Brasão, quase sem ângulo que Jefferson defendeu com alguma dificuldade.
O time dirigido por Joel Santana enfrentava problemas para chegar ao ataque por insistir apenas com Herrera, abandonando o lado esquerdo do campo. Só um chute de Eduardo aos 34 minutos fez o goleiro Tutti se preocupar, mas a bola acabou saindo.
O Santa Cruz que continuava melhor em campo teve a chance de desempatar aos 44 minutos quando o árbitro marcou pênalti de Leandro Guerreiro em Brasão, decisão muito contestada pelos jogadores alvinegros. O meia Elvis que tinha perdido um pênalti no jogo de ida no Arruda partiu para a cobrança e bateu à meia altura para grande defesa de Jefferson que assim se reabilitou da falha no primeiro gol.
O Botafogo voltou para o segundo tempo com o atacante Caio no lugar do meia Eduardo. A mudança não mudou o panorama da partida porque o Santa Cruz continuou mais bem distribuído em campo e incomodando a defesa carioca. Aos sete minutos, Jefferson evitou o segundo gol ao defender um chute perigoso de Elvis. Logo depois foi a vez de Brasão arriscar de fora da área para outra boa defesa da equipe alvinegra.
O Santa Cruz seguiu manobrando com facilidade na intermediária alvinegra e forçando em busca do segundo gol. Aos 15 minutos, o time pernambucano envolveu a defesa carioca numa boa troca de passes, mas a conclusão passou por cima do travessão do goleiro Jefferson.
Aos 19 minutos, o goleiro alvinegro fez um verdadeiro milagre para evitar o segundo gol do Santa Cruz em chute de Dedé que entrou pela esquerda depois de boa tabela. O time dirigido por Joel Santana só conseguia chegar na área pernambucana em lances de bola parada. Aos 20 minutos, Loco Abreu se antecipou aos zagueiros, mas a bola saiu à direita de Tutti.
Joel trocou o ineficiente Lúcio Flávio por Edno, mas a mudança nem teve tempo de fazer efeito porque o Santa Cruz desempatou aos 26 minutos. Brasão recebeu do lado direito da área e chutou forte e cruzado. Jefferson tentou a defesa, mas a bola passou por baixo dos seus braços.
O Botafogo partiu de forma desesperada para tentar o empate, apelando principalmente para o jogo aéreo numa tentativa de aproveitar a eficiência de Loco Abreu. Joel tirou Fahel e colocou o lateral esquerdo Gabriel para pressionar em busca do gol de empate que garantiria a classificação da equipe carioca para a próxima fase. Aos 38 minutos. após jogada de Somália, Herrera cabeceou no canto e Tutti defendeu com dificuldade. Aos 40 minutos, o Botafogo chegou ao empate. Loco Abreu ganhou pelo alto e serviu Herrera que bateu forte de esquerda para colocar a bola nas redes.
Nos minutos finais foi a vez do Santa Cruz partir no desespero para tentar o desempate e até o atacante Loco Abreu recuou para ajudar a defesa do Botafogo a segurar o resultado e garantir a vitória, mas o Tricolor pernambucano insistiu e acabou chegando ao terceiro gol, aos 44 minutos com Souza que chutou para as redes depois de defesa parcial de Jefferson. O time carioca ainda pressionou, mas não havia mais tempo para mudar a sorte da partida.
Ass.: Cido Portal: Fut-Interativo
Post a Comment