Com gol no fim, Borussia empata com o Arsenal na estreia da Champions League
O Borussia Dortmund, de Götze, dominou o Arsenal e acabou premiado com o empate no fim do duelo
O Arsenal estreou na Liga dos Campeões da Europa, nesta terça-feira, apresentando uma postura completamente diferente da tradicional imposta pelo técnico Arséne Wenger, e acabou punido por isso. Ofensivo e ousado, o Borussia Dortmund, atual campeão alemão, conseguiu, aos 43min do segundo tempo, arrancar um empate por 1 a 1 com o clube inglês, em duelo pelo Grupo F. O holandês Robin Van Persie abriu o placar para os britânicos; enquanto Perisic, no fim, igualou e promoveu uma grande festa no Signal Iduna Park.
Embalado pelo final de jogo excepcional, o Dortmund tentará a primeira vitória na competição mais importante do continente no próximo dia 28, contra o Olympique de Marselha, que estreou com vitória nesta terça ao bater o Olympiacos, rival do Arsenal na segunda rodada, pelo placar de 1 a 0, na Grécia. O argentino Lucho González assinalou o único gol do encontro.
Campeão alemão da última temporada e de volta à competição europeia depois de um período de nove anos, o Borussia armou-se para pressionar o Arsenal no início do confronto. Contudo, exposto, o time alemão por pouco não se frustrou logo aos 4min. Após bobeada da defesa mandante, o marfinense Gervinho aproveitou e exigiu uma ótima intervenção do goleiro Weidenfeller.
Apostando na velocidade dos rápidos Kagawa e Lewandoski, o Borussia conseguiu superar a marcação inglesa pela primeira vez aos 9min. O atacante japonês recebeu sozinho em profundidade, mas não conseguiu finalizar com precisão - o arremate do oriental saiu sobre o gol. No ataque seguinte, o time alemão novamente assustou, desta vez com o polonês, que passou pelo goleiro Szczesny e viu Sagna salvar em cima da linha.
A pressão imposta pelo Dortmund, entretanto, acabou sendo ineficaz. Desacostumado a atuar na Liga dos Campeões nos últimos anos, o clube alemão sofreu justamente pela falta de experiência. Na primeira oportunidade clara à frente do goleiro, o centroavante Van Persie não perdoou. Aos 41min, o camisa 10 do Arsenal, depois de bobeada do experiente volante Kehl, teve tranquilidade para deslocar Weidenfeller e impor a vantagem aos britânicos.
Precisando do empate, o Borussia retornou ainda mais ofensivo para a segunda etapa. A equipe alemã busou controlar a posse de bola no campo britânico e pressionar a defesa do Arsenal. Tal postura acuou os ingleses, e transformou a segunda etapa em um verdadeiro confronto ataque x defesa.
Logo aos 9min, Götze tocou para Schmelzer dentro da área; o lateral esquerdo acertou uma bomba, mas sem direção. Presente no campo ofensivo, o clube alemão, entretanto, sofreu com o contra-ataque inglês. Por exemplo, aos 15min, Gervinho invadiu a área e chutou fraco na saída de Weidenfeller.
A pressão do Dortmund chegou ao ápice aos 35min. Após escanteio cobrado pela esquerda, a bola sobrou para o zagueiro Subotic. O defensor da equipe alemã dominou e arrematou firme. Contudo, para azar dos mandantes, Szczesny, bem colocado, segurou a tentativa dos donos da casa.
Perto do final, em um último "abafa", o Dortmund acabou premiado. Depois de cobrança de falta para a área, a zaga afastou na direção de Perisic. Na entrada da área, o meia-atacante croata acertou um lindo chute, sem chances para o goleiro Szczesny. Igualdade que puniu o clube inglês e a postura defensiva durante todo o confronto disputado nesta terça na Alemanha.
Argentino marca, e Marselha vence Olympiakos na Grécia
O Olympique de Marselha estreou com vitória no Grupo F da Liga dos Campeões. Mesmo atuando fora de casa, a equipe francesa derrotou o Olympiakos, da Grécia, pelo placar de 1 a 0 e sacramentou o domínio dos visitantes dentro da chave na primeira rodada da competição continental. Lucho González assinalou o único tento do encontro disputado em Piraeus.
Mesmo atuando fora de casa, o Olympique conseguiu controlar o jogo na Grécia. Ditando o ritmo no setor de meio-campo, especialmente por conta da atuação de Lucho González, o clube francês criou boas oportunidades e minou qualquer tipo de pressão por parte do Olympiakos. A equipe grega, embora contasse com o apoio da torcida, não impôs o tradicional ritmo de pressão.
Assim, logo aos 6min da segunda etapa, o Olympique de Marselha definiu o confronto. Capitão do clube francês, o argentino Lucho González aproveitou oportunidade e decretou a vitória fora de casa na estreia da fase de grupos. Tento que permitiu aos visitantes apenas administrarem a vantagem até o final do encontro.
Terra
Post a Comment