Peñarol elimina Vélez na Argentina e pega Santos na final da Libertadores
Equipe uruguaia segurou a pressão em solo argentino e depois de 49 anos marca encontro com o Santos na finalíssima da Liberta
O Peñarol está na grande final da Libertadores e será o adversário do Santos, na noite de hoje o time uruguaio perdeu para o Vélez Sarsfield por 2 a 1, na Argentina, mas por conta do gol fora de casa conseguiu a classificação. A partida foi eletrizante e emocionante, digna de uma semifinal da Libertadores, a equipe argentina teve a oportunidade de carimbar seu passaporte, mas acabou desperdiçando uma penalidade com Santiago Silva na segunda etapa e a eliminação foi inevitável.
Recordista em Libertadores, com 39 participações, o Peñarol campeão cinco vezes da competição continental volta a uma final depois de 24 anos, pela frente os uruguaios terão os jovens do Santos que estão em grande crescente e ontem despacharam o Cerro Porteño, o primeiro confronto será no Uruguai, no estádio Monumental, a grande decisão será em São Paulo, provavelmente no Pacaembu.
Essa será a segunda vez que Santos e Peñarol decidirão uma Libertadores, em 1962 o Santos foi campeão com Pelé e cia, agora cabe a nova geração repetir o feito e trazer pra Vila o terceiro caneco da Libertadores, já o Peñarol busca seu sexto título para resgatar a sua hegemonia continental.
O jogo
Mesmo jogando fora de casa e com a vantagem por ter vencido a primeira partida no Uruguai por 1 a 0, o Peñarol começou bem a partida, dominando as ações, marcando bem e pouco sentindo a pressão da torcida que compareceu em massa para apoiar o time argentino, curiosamente quando o Vélez achou uma alternativa para despontar no jogo, veio o golpe uruguaio, após a falha da zaga Martinuccio deu bom passe para Mier só ter o trabalho de completar para as redes.
O gol abateu o time argentino que, por alguns instantes seguiu errando, mas após duas chegadas, o time da casa esboçou uma reação, a principal arma era a bola aérea, e foi assim que surgiu o empate dos argentinos, no fim da primeira etapa, após cobrança de falta a bola foi desviada o goleiro não segurou e a bola se ofereceu para Tobio igualar o marcador, aumentando ainda mais a eletricidade do jogo para a segunda etapa.
Pressão e virada do Vélez
Sem outra alternativa pelo fato de precisar de dois gols para se classificar o Vélez veio com tudo ao ataque na segunda etapa, a pressão não era intensa, mas como o Peñarol se retraiu bastante, a equipe argentina alugou o meio campo e seguia em busca dos gols.
Com isso o Peñarol tinha os eventuais contra golpes e numa rara chance Oliveira desperdiçou o que poderia significar uma classificação naquele momento, Martinuccio recebeu passe cortou a marcação saiu em velocidade e rolou para Perreira, o atacante de frente para o gol pegou mal e jogou longe.
Aquele tento desperdiçado fez falta, logo na sequência, após boa trama do ataque o Vélez chegou a virada com Santiago Silva, nesse instante só falta um gol para a classificação dos argentinos.
Mas as emoções não se encerravam nesse ponto, minutos depois o Vélez perdeu um jogador, Ortiz foi expulso com o segundo amarelo após falta dura em Martinuccio, com um a menos o Vélez encontraria ainda mais dificuldades para furar o bloqueio uruguaio.
Eis que aos 32 minutos veio a chance de ouro do time argentino garantir a vaga, o habilidoso Martínes sofreu pênalti de Dário Rodriguez, estava nos pés de Santiago Silva a classificação do Vélez, o atacante pegou a bola colocou-la na marca da cal e no momento de bater escorregou, a bola subiu bastante e a torcida argentina se calou.
Na base da raça, o time da casa tentou de diversas maneiras o possível gol da classificação, mas bem postado defensivamente, o Peñarol não deu chances e segurou a classificação mantendo a posse de bola. Festa Uruguaia em solo argentino.
Ass.: Cido Portal : Futebol Interativo
Post a Comment