Lucas brilha em "despedida", São Paulo vence Ceará em Fortaleza e segue 100% no BR
Rogério Ceni teve grande atuação e defendeu um pênalti no primeiro tempo
Com um golaço de Lucas em sua "despedida" do São Paulo antes da Copa
América, o time alcançou, neste domingo, uma expressiva marca: tem o melhor
início de Campeonato Brasileiro desde que a competição passou a ser disputada em
sistema de pontos corridos, em 2003. Ao fazer 2 a 0 fora de casa, contra o
Ceará, chegou à quinta vitória consecutiva, mantendo a liderança isolada e
batendo as séries de quatro triunfos anotadas por Fluminense, em 2005, e
Internacional, em 2009.
A marca apenas confirma o São Paulo como clube que melhor se adaptou aos pontos corridos. Nos últimos oito anos, conquistou três títulos (2006, 2007 e 2008) e ficou com vaga para a Copa Libertadores em seis oportunidades. Líder absoluto, com 15 pontos, o time volta a campo no próximo domingo para testar a invencibilidade contra o Corinthians, às 16h (de Brasília) do domingo, no Pacaembu.
Já o Ceará mantém a má fase depois de surpreender e chegar à semifinal da Copa do Brasil. Em cinco jogos, venceu apenas um e empatou outro. Conquistou apenas quatro pontos, de 15 disputados, e beira a zona de rebaixamento. Na próxima rodada, joga contra outro paulista no Presidente Vargas, em Fortaleza: o Palmeiras, às 16h (de Brasília) do domingo.
O jogo
O São Paulo assustou o Ceará em algumas oportunidades no primeiro tempo, mas, de forma geral, foi pressionado pelo anfitrião no gramado do Estádio Presidente Vargas. O principal lance surgiu aos 19min, quando Osvaldo recebeu lançamento pela direita e foi atropelado por Xandão dentro da área. O árbitro marcou pênalti, que foi defendido por Rogério Ceni no canto direito.
O goleiro do São Paulo ainda salvou aos 13min: Iarley tocou para Osvaldo, que chutou cruzado com força no lado direito da área. Rogério espalmou. O visitante teve boa chance aos 9min, em cruzamento de Marlos que acabou desviado pela zaga do Ceará e quase entrou no gol. Aos 18min, Casemiro cabeceou após assistência de Jean, e Fernando Henrique fez boa defesa.
O placar só saiu do zero aos 35min, com Marlos. O jogador, que vem crescendo de desempenho nas últimas rodadas, recebeu pela esquerda da área, gingou na frente da marcação e bateu cruzado, rasteiro, inaugurando o marcador. A força do Ceará no setor ofensivo voltou a aparecer no início do segundo tempo, quando o time perdeu grande chance por conta de uma infelicidade com Iarley.
Logo aos 3min, Osvaldo invadiu a área em velocidade pela esquerda e tocou de lado para Iarley. Com o gol aberto, o jogador perdeu o chute porque a bola pingou na linha da pequena área. Acertou-a com o joelho, mas Jean salvou com os pés. No rebote, tentou uma bicicleta, corajosamente bloqueada pelas mãos de Rogério Ceni. Thiago Humberto isolou na sequência, por cima do gol.
Carpegiani mexeu no São Paulo no intervalo, tirando o destaque Marlos para a entrada do zagueiro Bruno Uvini. O Ceará, então, aumentou a pressão. Ceni salvou duas vezes em boas jogadas de Osvaldo: desviou chute cruzado da esquerda do ataque aos 11min e evitou gol de cobertura aos 16min. Quando o jogo ficava cada vez mais difícil para o visitante, Lucas marcou mais um golaço e definiu o confronto.
Henrique recebeu lançamento em contra-ataque, aos 21min, e se enroscou com a zaga na entrada da área. Lucas ficou com a sobra, cortou a marcação, driblou o goleiro Fernando Henrique e completou para as redes, ampliando a vantagem do líder. Jean quase fez o terceiro aos 26, em cobrança de falta na qual bateu rasteiro, carimbando a trave direita do goleiro do Ceará.
O anfitrião assustou de novo aos 28min, com Diguinho, que bateu de longe e quase acertou o ângulo direito de Rogério Ceni. O camisa 1 são-paulino fez excelente defesa. Pouco depois, Washington desviou cruzamento de cabeça e acertou o travessão da meta são-paulina, para desespero dos jogadores do Ceará. Com sorte e eficiência, o São Paulo confirmou mais uma vitória no Brasileiro
Terra
Post a Comment