Kléber e Marcelo Moreno marcam e Grêmio desencanta no Gauchão
Com gols de dois reforços contratados para esta temporada, o Grêmio venceu o o Canoas, por 3 a 1, nesta quarta-feira, fora de casa, pela segunda rodada do Campeonato Gaúcho. Os atacantes Kleber e Marcelo Moreno, que fez a sua estreia, balançaram as redes pela primeira vez, e Gabriel fez o outro gol gremista.
Após perder para o Lajeadense no último sábado em pleno Olímpico, o Tricolor se recuperou no Estadual.
O Grêmio começou em cima: fez 1 a 0 cedo, com um minuto de jogo, através de Kleber. Mais duas chances foram criadas nos primeiros 10 minutos. Porém, o Tricolor baixou o ritmo e permitiu o empate do Canoas. No segundo tempo, Caio Júnior colocou Gabriel e mudou o esquema para o 3-5-2. Com boas chegadas pelos dois lados, o Grêmio dominou completamente as ações e alcançou a vitória com naturalidade.
Com três pontos em dois jogos, o Grêmio rumará a Caxias do Sul, onde tentará nova vitória como visitante, contra o Juventude, domingo. O Canoas, por sua vez, vai a Porto Alegre enfrentar o São José, também no domingo.
Kleber fez o primeiro gol do Grêmio sobre o Canoas
Crédito da imagem: Agência Estado
O jogo - O Grêmio estreou o centroavante Marcelo Moreno, mas foi Kleber quem marcou o primeiro gol do jogo. Logo a um minuto, Marco Antônio bateu escanteio, Grolli desviou de cabeça e o Gladiador só teve o trabalho de empurrar para as redes.
Animado com o gol, o Tricolor seguiu pressionando. E o caminho das pedras era na bola aérea. Aos cinco minutos, Douglas cobrou falta, Saimon subiu mais que todo mundo e obrigou Ney a fazer boa defesa. Aos 10, mais perigo: em jogada semelhante à do primeiro gol do jogo, Marco Antônio levantou escanteio para a área e Grolli ganhou no alto, cabeceando desta vez direto, por cima do gol.
Dono do jogo, o Grêmio diminuiu o ritmo. Na metade do primeiro tempo, uma chuva refrescou o público no Complexo Esportivo da Ulbra, e parece ter esfriado o time de Caio Júnior. Aos 25, Fernando bateu falta por cima. Foi a última boa chegada do Grêmio na etapa inicial.
Mesmo sentindo que o Grêmio colocara o pé no freio, o Canoas não se atirou para cima. Chegou ao empate aos 31 minutos, em sua primeira chance: após escanteio, Diogo Oliveira conduziu a bola com o braço, mas o árbitro não viu. Marcelão aproveitou e empatou o jogo, após dividir com Grolli, gerando reclamações do banco do Grêmio. Os 15 minutos derradeiros da etapa inicial foram equilibrados, sem oportunidades claras.
Para a etapa final, Caio Júnior colocou o lateral Gabriel no lugar de Marco Antônio, passando Mário Fernandes para a zaga, transformando a equipe num 3-5-2, sistema nunca treinado durante a pré-temporada. E a estrela do técnico tricolor brilhou: logo aos seis minutos, Gabriel apanhou rebote após falta batida na pancada por Léo Gago e fez 2 a 1 para o Grêmio.
O novo esquema propiciou o crescimento dos laterais. Além do gol de Gabriel, Júlio César apoiava quase como uma ponteiro esquerdo. Aos 13, ele fez boa jogada pela ala e cruzou. Marcelo Moreno chutou, mas o zagueiro bloqueou, na pequena área. Um minuto depois, Júlio César fez nova jogada, Gabriel concluiu cruzado e a zaga mandou para escanteio antes que algum gremista pegasse o rebote.
Mesmo sem ter treinado o 3-5-2, o Grêmio parecia jogar por música. Aos 17, Mário Fernandes se desprendeu da zaga como um verdadeiro stopper, arrancou e serviu Kleber, que chutou pela linha de fundo. Três minutos depois, a primeira boa jogada criada pelo Canoas no jogo: Diogo Oliveira recebeu na área e obrigou Victor a grande defesa.
Mas foi uma ameaça isolada. O Grêmio seguiu mandando na partida. Inspirado, Gabriel criou nova grande chance aos 22: tabelou com Douglas, recebeu na entrada da área e chutou com violência, raspando o poste.
O Grêmio, então diminuiu o ritmo. Só aos 41 minutos é que o time de Caio Júnior definiu a vitória: Júlio César, outro grande nome da noite, cruzou da esquerda com perfeição e Marcelo Moreno fez de cabeça, levando a torcida à loucura. Em sua estreia, o boliviano marcou seu primeiro gol com a camisa tricolor.
ESPN
Post a Comment