Header Ads

test

Corinthians bate Guaratinguetá fora de casa e mantém 100%

Chicão abraça Leandro Castán depois de anotar o primeiro gol da vitória do Corinthians sobre o Guaratinguetá. Foto: Tom Dib/Agência Lance

Chicão abraça Leandro Castán depois de anotar o primeiro gol da vitória do Corinthians sobre o Guaratinguetá
Foto: Tom Dib/Agência Lance

   A defesa do Corinthians assegurou a segunda vitória do atual campeão brasileiro no Campeonato Paulista 2012. Na noite desta quarta-feira, no Estádio Dario Leite, o clube do Parque São Jorge, com gols do zagueiro Chicão e do lateral direito Alessandro, venceu o Guaratinguetá por 2 a 0 e se manteve no grupo de times que brigam pela liderança da competição neste início de temporada no Estadual.

O primeiro triunfo conquistado fora de casa no Paulista deixa o Corinthians com seis pontos em duas rodadas. A equipe comandada pelo técnico Tite, desta forma, alcançou o arquirrival São Paulo e o Paulista de Jundiaí, outros clubes a somarem dois resultados positivos no início da competição.

Em contrapartida ao Corinthians, o Guaratinguetá precisará esquecer as duas primeiras jornadas do Paulista. O placar negativo em casa foi o segundo do time na competição - na estreia, o clube havia sido derrotado por 3 a 0 pelo Ituano -, retrospecto que o deixa na última posição do Estadual.

Depois de sofrer na estreia e conquistar uma vitória apertada contra o Mirassol, o Corinthians conseguiu o resultado nesta quarta sem menores problemas. Dominante, o time construiu o placar ainda na etapa inicial, contando com a contribuição dos defensores, especialmente Chicão e Alessandro.

Por intermédio de uma jogada de bola parada, o zagueiro conseguiu abrir o marcador. Aos 27min, Chicão deixou a cobrança para Alex e correu para a área, obtendo o posicionamento correto para concluir para as redes. Depois da batida do camisa 12, Leandro Castán tocou de cabeça e viu o goleiro fazer a grande defesa. No rebote, Liedson, em posição duvidosa, rolou para o ex-capitão corintiano abrir o marcador.

A maior qualidade técnica do Corinthians transformou o primeiro tempo em um jogo tranquilo para o time, ainda mais depois da inauguração do marcador. Aos 42min, a vitória se aproximou ainda mais. Alessandro recebeu passe de Danilo e arrancou. Com uma pequena dose de sorte, o lateral direito viu os defensores se complicarem e a bola se posicionar limpa para a finalização. Tranquilo, o camisa 2 chutou de esquerda e marcou o segundo.

O Corinthians diminuiu o ritmo durante a segunda etapa. Mais compacto no setor defensivo, o time comandado por Tite se retraiu e buscou os contra-ataques. Entretanto, bem postado defensivamente, a equipe do Parque São Jorge evitou qualquer sufoco e apenas esperou o cronômetro chegar ao fim dos acréscimos para comemorar o segundo resultado positivo no Paulista.

Embalado neste início de temporada, o Corinthians volta a campo no domingo, às 17h (de Brasília), quando receberá, no Estádio do Pacaembu, o Linense. Já o Guaratinguetá, no sábado, às 19h30, enfrentará a Portuguesa, no Canindé.

O jogo
Alguns torcedores corintianos ainda gritavam "é campeão" nas arquibancadas do Estádio Dario Rodrigues Leite quando os jogadores entraram em campo. Inspirados pelos novatos do time Sub-18, que derrotaram o Fluminense na final da Copa São Paulo pela manhã, os profissionais corresponderam à euforia com bastante disposição no início do confronto com o Guaratinguetá.

Mesmo de forma desorganizada, a equipe da casa passou a pressionar o Corinthians. Foram seguidos cruzamentos e cobranças de escanteio, quase sempre afastados com tranquilidade pelos defensores adversários. O time de Tite aproveitou os espaços abertos pelo Guaratinguetá para responder à base de velocidade com Emerson e Liedson, assistidos com Danilo como companheiro de Alex na armação.

O Corinthians chegou ao primeiro gol por intermédio da bola parada. Aos 27 minutos, Alex bateu falta na área, e Leandro Castán cabeceou no canto. O goleiro Jaílson fez uma boa defesa, porém, soltou a bola para Liedson (em posição duvidosa) cruzar rasteiro. Chicão, que havia desistido da cobrança, só teve o trabalho de chutar para o gol vazio e levar o distintivo corintiano à boca, como gosta de fazer, para comemorar.

A vantagem deu tranquilidade ao Corinthians e agitação ao Guaratinguetá. A ponto de o destro Alessandro passar por três confusos marcadores do time do interior, ficar à frente do goleiro e completar com pé esquerdo, aos 42min. Foi o suficiente para reduzir a adrenalina de Tite e fazer com que os atletas saíssem de campo com bastante calma para o intervalo.

Com a vitória parcial, o Corinthians diminuiu sensivelmente o ritmo no começo do segundo tempo. Emerson já não corria tanto pelas laterais, e restava a Tite aplaudir o empenho do outro atacante. "Boa, Liedson!", elogiou, quando o luso-brasileiro recuou para ajudar a defesa. Com Djavan no lugar de Daniel, entretanto, o Guaratinguetá era muito mais empenhado.

O goleiro Julio Cesar passou a sofrer com o ânimo do time do interior. Ficou irritado quando Nenê quase marcou um gol olímpico por desatenção da defesa do Corinthians e ao ver Charles cabecear livre de marcação. Ele defendeu nas duas ocasiões.

Para fazer a equipe voltar a ser vibrante, Tite colocou Jorge Henrique e Willian nos lugares de Danilo e Emerson, respectivamente, e recomeçou a berrar alguns palavrões.

Como o Guaratinguetá pecava tecnicamente, ficou mais fácil para o Corinthians controlar a partida como queria - sem tanta empolgação na etapa complementar.

No final, já com o peruano Cachito Ramírez na vaga de Alex, os torcedores nem se importavam com a falta de oportunidades de gol. Preferiam comemorar a segunda vitória no Paulista - e, claro, o título da Copa São Paulo 2012.

 

Gazeta Esportiva

Nenhum comentário