Header Ads

test

Bola de ouro: Messi pode igualar Zidane e Ronaldo hoje, Neymar concorre como o gol mais bonito da temporada

    Lionel Messi pode escrever mais uma vez o seu nome na história do futebol na tarde desta segunda-feira. Dono de dois prêmios de melhor do mundo concedidos pela Fifa, o argentino é novamente o favorito e deve repetir o tri conquistado por apenas por Zidane e Ronaldo. Com o brasileiro Neymar como coadjuvante, a cerimônia de premiação será realizada, em Zurique. A ESPN Brasil transmite tudo, ao vivo, a partir das 16 horas (horário de Brasília).

  Convocado regularmente por Mano Menezes para defender a Seleção Brasileira, Neymar chegou a ser incluído na pré-lista de indicados ao prêmio de Bola de Ouro-2011. No entanto, acabou relegado à disputa de gol mais bonito da temporada, o Prêmio Puskas.

    A Bola de Ouro Fifa, parceria da entidade com a revista France Football, será disputada entre o argentino Lionel Messi (Barcelona), o português Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e o espanhol Xavi Hernandez (Barcelona), mesmo trio que concorreu à edição de 2009 do prêmio.
Criado em 1991, o prêmio da Fifa teve apenas dois tricampeões: Ronaldo (1996, 1997 e 2002) e Zidane (1998, 2000 e 2003). Antes, porém, quando a Bola de Ouro era dada apenas pela revista France Football, mais três jogadores foram eleitos melhor do mundo por três vezes: Cruyff (1971, 1973 e 1974), Platini (1982, 1983 e 1984) e Van Basten (1988, 1989 e 1992).

Veja a reportagem de João Castelo Branco!     Ganhador há dois anos, Messi manteve a hegemonia em 2010. Desta forma, o argentino pode igualar a marca de Michel Platini e ser o segundo a ganhar três prêmios consecutivos. O atacante do Barcelona ainda se tornaria o primeiro a conseguir as três honrarias seguidas da Fifa, já que Ronaldo e Zidane ganharam alternadamente.
Mesmo com o fiasco argentino na Copa América, realizada na própria Argentina, Messi é o mais cotado para conquistar a Bola de Ouro novamente. Foi o destaque do Barcelona na conquista do Mundial de Clubes, do Campeonato Espanhol e da Champions League do ano passado, além das Supercopas Europeia e Espanhola. Messi só não levantou um troféu na temporada, o da Copa do Rei da Espanha, justamente o único vencido pelo seu maior rival, o português Cristiano Ronaldo.

  Onipresente, o argentino também concorre ao prêmio Puskas pelo gol marcado diante do Arsenal, pela Champions League. O santista Neymar participa pelo tento contra o Flamengo, no Brasileiro, e o britânico Wayne Rooney, do Manchester United, pela bicicleta frente ao Manchester City, no Campeonato Inglês.
No prêmio de melhor treinador, a disputa é entre o escocês Alex Ferguson (Manchester United), o espanhol Pep Guardiola (Barcelona) e o português José Mourinho (Real Madrid). Assim como na eleição entre os jogadores, o representante do time catalão é favorito.

Entre as mulheres, Marta, ganhadora de todas as edições desde 2006, corre sério risco de ter sua hegemonia interrompida. Desta vez, a brasileira concorre com duas finalistas da última Copa do Mundo, a japonesa Homare Sawa - vencedora do prêmio de craque e artilheira do Mundial - e a norte-americana Abby Wambach.
Na eleição para melhor treinador de futebol feminino, o desempenho das seleções na Copa do Mundo também foi o diferencial, uma vez que os três selecionados alcançaram a semifinal. Enquanto o japonês Norio Sasaki e a sueca Pia Sundaghe, técnica dos Estados Unidos, brigaram pelo título, o francês Bruno Bini terminou em quarto lugar com a equipe de seu país.

 

ESPN

Nenhum comentário