Header Ads

test

Em dia de homenagens para Marcos, Verdão bate Ajax com gol no último minuto

Palmeiras e Ajax fizeram uma partida movimentada no Pacaembu. Foto: Mauro Horita/Terra

Palmeiras e Ajax fizeram uma partida movimentada no Pacaembu
Foto: Mauro Horita/Terra

    Com direito a diversas homenagens ao ex-goleiro Marcos, recém-aposentado, o Palmeiras venceu o Ajax, da Holanda, por 1 a 0, neste sábado, em duelo com caráter amistoso realizado no Estádio do Pacaembu. O gol isolado do duelo foi marcado pelo meio-campista Pedro Carmona, aos 49min da etapa final.

O dia foi marcado especialmente pelas excessivas homenagens dedicadas ao ídolo palmeirense. Cerca de 25 mil pessoas compareceram ao Pacaembu e, com faixas, gritos e bandeiras, apoiaram a equipe em prol de Marcos, que também marcou presença nas tribunas do estádio.

Entre os jogadores, as homenagens também foram notadas. No início do duelo, os atletas alviverdes entraram no gramado trajando camisas alusivas ao ex-companheiro e portando uma bandeira agradecendo aos 20 anos de serviços prestados por Marcos ao clube.

   O Palmeiras estreia oficialmente na temporada 2012 no próximo domingo, quando encara o Bragantino, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, em encontro válido pela primeira rodada do Campeonato Paulista. O Ajax, por sua vez, retorna à Europa ainda neste sábado.

O jogo
Embalado pelo bom público que compareceu ao Pacaembu, o Palmeiras começou o ano da mesma forma como passou a maior parte da temporada passada. Logo no primeiro minuto de partida, Marcos Assunção teve cobrança de falta perigosa e chutou rasteiro, mas a zaga afastou no meio do caminho.

O Ajax respondeu na sequência, e quase calou os quase 25 mil palmeirenses que compareceram ao estádio. Com bom passe de Eriksen, De Jong recebeu na frente e, cara a cara com Deola, isolou a finalização de dentro da área.

Um minuto depois, Assunção cobrou escanteio venenoso, viu o goleiro rival sair mal do gol e a bola explodir na trave, animando o goleiro Marcos, que torcia das tribunas do estádio paulistano. Com vibração, o clube paulista fazia confronto disputado e atrativo, apesar da superioridade técnica dos europeus.

Porém, o Palmeiras viu sumir a empolgação inicial e passou a dar mais espaços ao Ajax. Já bem postado no gramado brasileiro, o time holandês se empolgou e partiu para cima. Sulejmani apareceu nas costas de Cicinho, cruzou e Deola afastou. Na sobra, De Jong por pouco não abriu o placar. Logo depois, Anita alçou na cabeça de Lodeiro, que por pouco não anotou.

Apático, o time brasileiro só ofereceu perigo novamente ao gol holandês em novas finalizações de Marcos Assunção, como sempre o mais visado da equipe. Seja em bolas paradas ou em chutes de longe, o volante constantemente ameaçava a meta rival. A única outra boa chance de gol foi com Valdivia, que tentou por cobertura de muito longe, mas errou o alvo.

Os dois times voltaram para o segundo tempo após sete substituições, e o nível da partida caiu. Do lado alviverde, a equipe mal conseguia criar jogadas no meio-campo, e penava com a falta de categoria da maior parte do elenco. O Ajax, por sua vez, era ligeiramente superior, e chegou com perigo aos 5min, mas De Jong desperdiçou o cruzamento de Ozbiliz.

Aos 20min, Henrique, Maikon Leite e Luan cometeram uma sequência de erros que tirou a torcida alviverde do sério pela primeira vez. Se antes o clima parecia de trégua por causa da aposentadoria do ídolo Marcos, o que se viu a partir daí foram os palmeirenses esboçarem vaias e se segurarem para não criticar a equipe em dia de caráter festivo.

Perto do fim do duelo, Deola se destacou com pelo menos duas boas defesas. Quando o placar parecia que não seria alterado, o Palmeiras marcou. Luan fez boa jogada pela ponta esquerda e cruzou na cabeça de Pedro Carmona. O jovem meio-campista desviou no contra-pé do goleiro e definiu o placar final do duelo, aos 49min.

 

Terra

Um comentário: