Header Ads

test

Botafogo bate Guarani em Campinas e encaminha bem a classificação na Copa do Brasil

Botafogo conseguiu vencer o Guarani no Brinco de Ouro. Foto: Hélio Suenaga/Gazeta Press

Botafogo conseguiu vencer o Guarani no Brinco de Ouro
Foto: Hélio Suenaga/Gazeta Press

Um jogador revelado no Estádio Brinco de Ouro da Princesa foi crucial para o Botafogo vencer de virada o Guarani na casa do adversário nesta quarta-feira e se aproximar da vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Em Campinas, o clube carioca contou com um gol e uma assistência do volante Renato para derrotar os paulistas por 2 a 1 e ficar muito perto da classificação no torneio nacional.

Eficiente nos contra-ataques, o Guarani saiu na frente em Campinas aos 36min do primeiro tempo, com Bruno Mendes. Renato, porém, tratou de empatar ainda na etapa inicial, aos 44min de cabeça, e ainda serviu Herrera, que virou para os botafoguenses aos 22min do segundo tempo.

Agora, os pupilos de Oswaldo de Oliveira poderão jogar por um empate no segundo duelo entre as duas equipes ou até mesmo perder por 1 a 0, uma vez que gols marcados fora de casa valem como critério de desempate. Já o Guarani precisa vencer por dois gols de diferença ou, então, por um - desde que marque três vezes nos domínios adversários.

As duas equipes só se reencontrarão dentro de duas semanas, no Rio de Janeiro: a partida de volta está agendada somente para o dia 18 de abril, às 21h50 (de Brasília), no Engenhão. Quem vencer do confronto encarará Vitória ou ABC-RN.

Guarani sai na frente, mas Botafogo empata rápido

Atuar fora de casa e estar desfalcado de Loco Abreu não foram fatores impeditivos para que o Botafogo começasse a partida no ataque, pressionando a marcação do Guarani e obrigando o goleiro Emerson a executar defesas difíceis nos primeiros minutos da partida no Brinco de Ouro.

As melhores jogadas dos cariocas saíam nas bolas paradas de Andrezinho, e o camisa 10 quase abriu o placar aos 13min, com uma cobrança despretensiosa do lado direito, que desviou no travessão antes de se perder pela linha de fundo. A resposta dos anfitriões foi imediata: três minutos depois, Danilo invadiu a área e bateu com perigo, passando perto da trave de Jefferson.

O argentino Herrera também teve uma grande oportunidade para o Botafogo, mas chutou em cima de Emerson aos 22min. Já o Guarani, quando teve chance semelhante, não desperdiçou: Bruno Mendes entrou na área trombando na zaga alvinegra, mas levou a melhor nas dividas e finalizou por baixo das pernas de Jefferson.

Ainda assim, os botafoguenses conseguiram se igualar no marcador antes mesmo do intervalo, ganhando moral para a segunda etapa. Aos 44min, Andrezinho cobrou falta na área e Renato subiu bem entre a defesa bugrina para cabecear no contrapé de Emerson, marcando um belo gol no Brinco de Ouro. Revelado nas categorias de base do Guarani, o volante não comemorou.

Bugrinos pressionam, mas Herrera vira

A etapa final da partida começou com boa movimentação das duas equipes, que só não aumentaram o número de gols por conta de boas defesas feitas pelos dois goleiros. Primeiro foi o Botafogo, que quase fez com Herrera aos 11min: o atacante recebeu livre na marca de pênalti, mas Emerson conseguiu impedir. Na continuação da jogada, o Guarani puxou contragolpe e Jefferson, no reflexo, salvou os cariocas em um chute de Thiaguinho.

Os botafoguenses continuavam com mais posse de bola ofensiva no Brinco de Ouro, mas se viam em apuros quando permitiam o contra-ataque - e assim Thiaguinho acertou a trave de Jefferson, aos 18min. Mas o domínio carioca se refletiu no gol da vitória aos 22min, quando Renato arrancou pela direita e cruzou na pequena área para Herrera, livre, enfim marcar o seu e virar a partida no Brinco de Ouro.

 

Terra

Nenhum comentário