Header Ads

test

Dortmund vence em casa e é bicampeão Alemão

     Depois de ver o Bayern de Munique vencer o Werder Bremen mais cedo, o Borussia Dortmund precisava da vitória para assegurar o bicampeonato alemão. Jogando em um Signal Iduna Park lotado, a equipe fez a sua parte, bateu o Borussia Monchengladbach por 2 a 0, neste sábado, pela 32ª rodada da Bundesliga e conquistou o título com duas rodadas de antecedência, assim como fez na temporada passada.
Com o título, o time aurinegro quebra uma hegemonia do Bayern de Munique na competição. Nas últimas edições, em pelo menos uma de duas Bundesligas a equipe se sagrou campeã. A última vez que isso não ocorreu foi nas temporadas 1994/1995 e 1995/1996, quando houve, justamente, um bicampeonato do Borussia Dortmund. Desde então, foram nove títulos do time bávaro em 15 temporadas
Outro motivo para a fanática torcida do Borussia Dortmund comemorar é que a equipe supera o Schalke 04 em número de conquistas nacionais. A equipe de Gelsenkirchen conquistou sete títulos, o último em 1958. Com o bicampeonato, o clube aurinegro chega ao seu oitavo troféu. Na frente dele, aparecem o Bayern de Munique, com 22 títulos, e o Nuremberg, que tem nove.

  O triunfo deste sábado ainda mantém a sequência invicta do bicampeão alemão, que não perde na competição há 26 jogos (21 vitórias e cinco empates). Já o Monchengladbach , que vinha de uma vitória por 3 a 0 sobre o Colônia, estaciona nos 56 pontos e, apesar da derrota, fica muito próximo de assegurar uma vaga na Uefa Champions League, já que o Stuttgart, único time que pode alcançá-lo, tem 50 pontos, a duas rodadas do fim da Bundesliga.
A partida ainda marcou o retorno de Mario Gotze, um dos principais jogadores do time aurinegro, que não atuava desde 11 de dezembro. Após sofrer uma lesão na coxa, o meia teve seu retorno adiado depois de uma contusão por estresse no osso púbico.
Pela próxima rodada, o Borussia Dortmund visitará o lanterna e já rebaixado Kaiserslautern no Fritz Walter Stadion. Já o Borussia Monchengladbach receberá o Augsburg no Borussia Park.

Dortmund superou o Monchengladbach e assegurou o título com duas rodadas de antecedência

Borussia Dortmund assegurou o título com duas rodadas de antecedência
Crédito da imagem: Reuters

O jogo

Com a possibilidade de ser campeão, o time mandante entrou animado em campo e se lançou ao campo de ataque. Porém, aos sete minutos, Reus recebeu em posição duvidosa de frente para o gol e o auxiliar marcou impedimento. Aos 14, Kagawa chutou cruzado e mandou à direita do alvo.
Seis minutos mais tarde, Blaszczykowski arrematou na trave, Lewandowski aproveitou o rebote, finalizou com força da pequena área e o goleiro Marc-Andre ter Stegen fez uma ótima defesa. Porém, aos 22, o goleiro não teve como evitar o gol adversário. Schmelzer cobrou falta na área, Perisic cabeceou, o arqueiro adversário ainda tocou na bola, mas não impediu que ela tocasse as redes.
Mesmo com a vantagem, o Dortmund seguiu com o domínio do jogo e o Monchengladbach mal consegui passar do meio de campo. Aos 32, Kagawa recebeu passe na entrada da área com liberdade e arrematou fora do alvo.

  Um minuto mais tarde houve nova marcação polêmica do assistente contra o time visitante. Daems, na mesma linha da defesa adversária, recebeu passe na esquerda e cruzou para Hanke completar às redes, mas a arbitragem anulou o lance ao marcar impedimento.
Lances polêmicos à parte, o Dortmund seguiu dominando a partida até o final do primeiro tempo e poderia ter ampliado a vantagem não fosse a grande atuação do goleiro Marc ter Stegen. Aos 37, Hummels foi acionado na área e concluiu para grande defesa do goleiro adversário.

  Na volta para a etapa final, o duelo seguiu agitado, mas o Monchengladbach conseguiu sair mais para o ataque e equilibrou o confronto. Aos oito minutos, Reus, que já está contratado pelo Borussia Dortmund, deu uma chapéu em Schmelzer, driblou Weidenfeller, finalizou forte e o lateral esquerdo Schemelzer bloqueou em cima da linha.
Passado o susto, o Dortmund ampliou a vantagem aos 13 minutos. Em rápido contra-ataque, Lewandowski foi lançado na esquerda e acionou Kagawa. O japonês driblou o goleiro e tocou para o fundo do gol. Quatro minutos mais tarde, o time mandante quase chegou ao terceiro tento, quando Lewandowski cabeceou e Marc ter Stegen fez nova grande intervenção.
Sem querer pensar na festa que estava próxima de acontecer, os comandados de Jurgen Klopp seguiram levando perigo ao time visitante, que também assustava à meta adversária. No entanto, mesmo com as chances de gol criadas, o placar de 2 a 0 se manteve o apito final, que decretou o oitavo título do Campeonato Alemão do Borussia Dortmund.

 

 

ESPN

Nenhum comentário