Bilbao vence Sporting e está na grande decisão da Liga Europa
O Athletic de Bilbao dominou o jogo, mas a classificação à final foi suada, garantida só nos últimos instantes. Com um Llorente inspirado, o time basco fez 3 a 1 no Sporting, virou o duelo para um placar agregado de 4 a 3 e volta a decidir a competição européia depois de 35 anos - o rival na decisão será o Atlético de Madri.
A última vez que dois times da Espanha definiram a competição foi há cinco temporadas, em 2007, quando o Sevilla venceu o Espanyol nos pênaltis após um empate por 2 a 2.
Na única vez em que esteve na final da então Copa da Uefa, em 1976-77, o Athletic Bilbao perdeu para a Juventus pelo critério de gols marcados fora de casa. O time italiano fez 1 a 0 em casa, os bascos devolveram com 2 a 1 e o título foi para o clube da Itália.
Pelo Campeonato Espanhol, o Bilbao do técnico Marcelo Bielsa ainda busca uma vaga nas competições européias da próxima temporada. Restando quatro rodadas, o time ocupa o sétimo lugar com a mesma pontuação do Atlético de Madri, que está dentro da zona da Europa League, e cinco atrás do Málaga, que iria hoje à fase de classificação da Champions.
A final da Europa League está marcada para o dia 9 de maio, em Bucareste, na Romênia, e terá transmissão ao vivo dos canais ESPN. Depois, em 25 de maio, o time de Bilbao decide a Copa do Rei diante do Barcelona, em jogo que será disputado no Vicente Calderón, estádio do Atlético de Madri.
O Athletic abriu o placar aos 17 minutos de jogo numa bela trama do ataque. Depois de lançamento na área, Fernando Llorente ajeitou no peito para o remate de Susaeta. No fim da primeira etapa, já aos 44, o Sporting empatou depois da bola ficar viva na área e Van Wolfswinkel bateu forte para deixar tudo igual.
Bilbao comemora: geração entra para a história e recoloca o time no olhar da Europa
Crédito: Reuters
Mas se os portugueses esperavam ir para o intervalo com vantagem, o Bilbao tratou de fazer o segundo nos acréscimos do primeiro tempo. Outra bonita assistência de Llorente encontrou desta vez Ibai Gómez, que tocou na saída do goleiro e recolocou o Athletic na frente.
Na segunda etapa, os donos da casa contaram com o apoio da torcida e foram para cima de matar o jogo no San Mamés. No início, Llorente subiu mais que todos na área e carimbou a trave após bom cabeceio, em uma das várias chances que o Bilbao foi criando ao longo da segunda etapa. E, já no fim, aos 42, o mesmo Llorente foi premiado pelo esforço e fez o dele, desviando cruzamento e garantindo a vaga do Athletic.
ESPN
Post a Comment