Portsmouth cai para a 3ª divisão na Inglaterra e pode declarar falência
A luta do Portsmouth para permanecer na segunda divisão do Campeonato Inglês teve um triste fim neste sábado. Jogando diante de sua torcida, a equipe foi batida pelo Derby County, por 2 a 1, e foi rebaixada para a League One. Agora, os esforços do clube, que até 2010 estava na elite inglesa, são para não fechar suas portas.
Isso porque o Portsmouth vive a mais grave crise financeira de sua história. Com dívidas estimadas em 58 milhões de libras (R$ 174 mi), o clube corre sério risco de decretar a falência, caso não consiga um comprador até o início da próxima temporada. Desse total, R$ 10,5 milhões são débitos com os próprios jogadores.
Assim como aconteceu em 2010, quando foi rebaixado na primeira divisão, nesta temporada o time perdeu 10 pontos na tabela de classificação por ter entrado em processo de intervenção administrativa. Sem condições de arcar com suas próprias contas, uma junta de administradores passou a comandar as contas do clube.
A esperança para os torcedores do Portsmouth - que seguiram cantando no Fratton Park, após a confirmação do descenso para a terceira divisão - tem residido em suas próprias forças. Os fãs criaram um fundo de investimentos para tentar achar um comprador para o clube, entre os empresários da região.
O calvário do clube teve início no final do ano passado, quando a empresa que geria suas ações, a Convers Sports Initiatives, passou pelo mesmo processo de intervenção, em novembro. A crise é tamanha que, por inúmeras oportunidades na atual temporada, a equipe não tinha jogadores suficientes para compor o banco de reservas.
Ainda assim, neste sábado, não faltou vontade nos jogadores do Portsmouth. A equipe saiu perdendo, buscou o empate, mas com a vitória do Bristol City sobre o Barnsley, por 2 a 0, o time já não tinha mais chances. No fim, o Derby County fez 2 a 1 e sacramentou a ida do Pompey para a terceira divisão inglesa - o que não acontecia desde 1982.
Além de rebaixar o Portsmouth, a vitória do Bristol também definiu as outras equipes que disputarão a League One na temporada 2012/2013. Jogando em casa, o Coventry City não conseguiu vencer o Doncaster Rovers (que já estava rebaixado) e, ao perder por 2 a 0, também caiu.
Post a Comment