Botafogo cede empate ao Flu e perde liderança da chave
O Grupo A do Campeonato Carioca tem um novo líder. Na noite deste domingo, o Botafogo ficou no empate por 1 a 1 com o Fluminense, em partida disputada no Estádio do Engenhão, e perdeu a oportunidade de recuperar o primeiro posto da chave, perdido em virtude da vitória do Flamengo sobre o Bangu, durante a tarde. Elkeson anotou o gol botafoguense no clássico, enquanto Fred, aproveitando ótima jogada de Wellington Nem, empatou para o Fluminense ainda antes do intervalo.
Com o empate deste domingo, o Botafogo chegou aos 14 pontos, um atrás do Flamengo. Já o Fluminense, campeão do primeiro turno e já classificado à decisão do Estadual, soma sete pontos, dois a menos do que o Bangu, segundo colocado no Grupo B, e ainda possui chances de avançar à semifinal da Taça Rio e vencer o título por antecipação.
Depois do clássico deste domingo, o Fluminense terá uma semana inteira para trabalhar, sem jogos. A equipe de Abel Braga enfrenta, no próximo sábado, às 16h (de Brasília), o Madureira, pressionado pela necessidade de vitória para ainda permanecer na briga pela vaga à semifinal. Já o Botafogo, antes de pensar no Friburguense no domingo, enfrentará na quarta-feira, às 21h50, o Guarani, pela segunda fase da Copa do Brasil.
O jogo
Embora tenha encarado uma longa viagem à Venezuela durante a semana, a qual consagrou a vitória por 1 a 0 sobre o Zamora e a classificação antecipada às oitavas de final da Copa Libertadores, o Fluminense se apresentou com a principal equipe diante do arquirrival Botafogo. Empolgado pelo resultado fora de casa e com a força máxima, o time das Laranjeiras quase abriu o placar logo aos 7min. Depois de falha de Jéfferson, Fred cabeceou e só não comemorou o gol em virtude da recuperação do goleiro.
A empolgação do Fluminense, contudo, terminou dez minutos depois. Na primeira grande oportunidade, o Botafogo abriu o marcador no Engenhão. Aos 17min, Elkeson tabelou com Andrezinho e recebeu ótimo lançamento do meio-campista. O camisa 9 do clube alvinegro não se intimidou com a oportunidade e correu para comemorar depois de um toque com categoria sobre o goleiro da equipe adversária.
O tento anotado por Elkeson permitiu ao Botafogo explorar ainda mais as jogadas em velocidade. Aos 26min, Renato lançou Fellype Gabriel nas costas da defesa do Fluminense. Bem posicionado, o meio-campista arrematou forte e exigiu uma grande defesa de Diego Cavalieri, que conseguiu mandar o chute do botafoguense para escanteio.
O Fluminense, acuado depois do gol adversário, aos poucos voltou a se espalhar pelo gramado e controlar o ritmo de jogo. Por consequência da melhora na partida, a equipe de Abel Braga acabou presenteada aos 35min. Principal destaque do time no duelo, Wellington Nem arrancou pela direita, passou por Márcio Azevedo e cruzou na medida para Fred, de carrinho, igualar o marcador até o final da primeira etapa.
O primeiro tempo solto do clássico deste domingo no Estádio do Engenhão não se repetiu no retorno das duas equipes. Tanto Fluminense quanto Botafogo preocuparam-se em minar as principais armas do rival, tornando um confronto truncado e muito focalizado no setor de meio-campo. Consequentemente, as faltas e entradas duras apareceram mais que as boas chances das duas equipes.
Precisando da vitória para manter a liderança do Grupo A, o Botafogo criou a primeira oportunidade da etapa complementar aos 17min. O argentino Herrera chutou com precisão, mas teve a infelicidade de ver a bola tocar a trave da meta defendida por Diego Cavalieri. O clube de General Severiano seguia levando maior perigo ao gol.
Em contrapartida o adversário, que trabalhou muito as jogadas pelas laterais e a infiltração de Fellype Gabriel pelo meio, o Fluminense arriscou mais de fora da área e levou perigo a Jéfferson. Aos 21min, o goleiro precisou defender um potente chute do volante Jean. Já aos 38min, o camisa 1 se esticou para evitar que Rafael Sóbis virasse o marcador no Engenhão.
O susto botafoguense, contudo, não se assemelhou ao que enfrentou o torcedor do Fluminense nos últimos minutos de partida. Em busca da vitória e diante de um rival fisicamente cansado, o Botafogo quase conseguiu a vitória nos acréscimos. Depois de cruzamento da direita de Fellype Gabriel, Herrera subiu mais alto que a defesa adversária e tocou de cabeça. Para sorte do time de Abel Braga, a bola bateu na trave.
Terra
Post a Comment